Dia da Consciência Negra: confira o resultado da votação
Novembro 20, 2006

Alguns dias antes de celebrar-se o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2006, instituído pela Lei 13. 707 -baseada no Projeto de Lei nº 617/01, do Vereador Ítalo Cardoso (PT)- sancionada em 7 de janeiro de 2004 por Marta Suplicy, perguntamos a nossos leitores se concordavam com a vereadora Claudete Alves (também do PT, foto a direita), que considerou importante parar a cidade de São Paulo já que "isso obriga as pessoas a pensarem no porquê desse feriado".

Além de concordar com a ilustre vereadora (opção 1) o internauta podia declarar sua satisfação por ter mais um feriado para curtir (opção 2) ou achar "É um absurdo parar a cidade de São Paulo" (opção 3).

O voto foi facultativo: votou quem quis fazê-lo. Todo voto foi identificado por endereço de IP, e somente foi permitido um voto por computador. Entretanto, não há garantias que uma pessoa tenha votado uma única vez, já que se o votante utilizasse um endereço de IP variável poderia ter votado repetidas vezes. Mas analisando os prefixos dos endereços de IP registrados, a duplicidade parece ser desprezível.

Não podemos afirmar que todos os votantes são da cidade de São Paulo, mas como nossa audiência provem em grande parte deste município é provável que a maioria dos votos reflita a posição dos internautas residentes aqui.

E, finalmente, desconhecemos a raça dos votantes. Acreditamos que tal informação é irrelevante.

Análise do resultado

O número de votantes que consideram o feriado inapropriado é quase o dobro  dos votantes que acham importante parar o município de São Paulo para refletir sobre o porquê desse feriado. Entretanto, resulta interessante que os votantes da faixa entre 12 e 18 anos divergem fundamentalmente do resultado global: a maioria deles aprova a instituição da data como feriado. Entretanto, o número de votantes nessa faixa etária é reduzido como para afirmar que essa é uma tendência geral da idade.

Quanto aos votantes adultos, apesar que a maioria rejeita o feriado, a proporção dos que votantes que apóiam a medida entre as mulheres é muito superior à dos homens. A rejeição entre os votantes de 31 a 60 anos é proporcionalmente muito superior à rejeição dos votantes entre 18 e 30 anos

Resumo Geral

Total geral de votos: 1247

Discriminação de votos por opção

É importante que São Paulo pare ...40232.24%
Oba! Mais um feriadão !1239.86%
É um absurdo parar a cidade de São Paulo ...72257.90%

Discriminação de votos Faixa Etária

Faixa Etária É importante que
São Paulo pare ...
Oba! Mais um feriadão ! É um absurdo parar
a cidade de São Paulo ...
Não Informada 83 29 169
Menor de 12 anos 0 1 0
Entre 12 e 18 anos 14 8 3
Entre 18 e 30 anos 92 39 113
Entre 31 e 45 anos 135 30 238
Entre 46 e 60 anos 61 11 164
Acima de 60anos 17 5 35
Total: 402 123 722

Discriminação de votos por Sexo

Votantes do sexo Masculino: 443 (35.53%)
É importante que São Paulo pare ...9621.67%
Oba! Mais um feriadão !398.80%
É um absurdo parar a cidade de São Paulo ...30869.53%
Votantes do sexo Feminino: 712 (57.10%)
É importante que São Paulo pare ...26336.94%
Oba! Mais um feriadão !7210.11%
É um absurdo parar a cidade de São Paulo ...37752.95%
Votantes que optaram por não informar o sexo: 92 (7.38%)
É importante que São Paulo pare ...4346.74%
Oba! Mais um feriadão !1213.04%
É um absurdo parar a cidade de São Paulo ...3740.22%

A opinião de nossos leitores

Além de votar, os leitores que se identificaram através do endereço de e-mail foram convidados a registrar sua opinião. Eis as respostas recebidas.

Opinião de Sanjay:
Acho que a data foi mal escolhida, Novembro já tem dois feriados e mais atrapalha o andamento das atividades, logo numa época de aquecimento da economia.
E deveria ser mais amplo, não Consciência Negra, este nome estimula o racismo. Deveria ser Consciência Inter-racial, ou Colaboração Inter-racial, pois infelizmente existem muitos negros racistas.
Deveriam ter escolhido agosto, quando não tem feriado. Ou ainda num domingo, fazendo eventos culturais (shows, exposições, etc.) para fazer as pessoas pensarem melhor

Opinião de Alessandra Nascimento e Maurício de Souza Roberto
Achamos um absurdo por dois motivos:
-Por que não realizar também feriado da Consciência Branca, Parda e Amarela?????
-Não achamos que precisava tornar a data um feriado, já que o brasileiro é tão acostumado a folgar!
Deveria ser feita uma semana de realizações, eventos, palestras, exposições, shows, etc nos diversos espaços em todo o Brasil. Feriado é demais, não... só no Brasil mesmo...
De qualquer forma, parabéns ao dia da Consciência Negra!
Um abraço

Opinião de Hevani
Ótima Pesquisa , PARABÉNS
Acho muito importante existir o dia da consciência negra, porem acho que não há necessidade de parar uma cidade por causa disto , poderíamos fazer um pouco mais de publicidade a respeito e colocarmos a data como é comemorado dias das mães e dos pais, não é feriado mas ninguém consegue esquecer , e não haveria prejuízo para a nossa cidade , acho este feriado um desperdício para o crescimento de São Paulo.

Opinião de Fátima
Posso falar com propriedade porque a raça negra negra esta estampada nos meus traços físicos. Mas também tenho traços indígenas e também tenho uma leve faísca de Português em minhas veias, por isto acho um absurdo este feriado num País como o nosso onde existe esta miscigenação tão grande e maravilhosa que faz que sejamos um povo tão diferente com tantas qualidades. pessoalmente vejo este dia como uma forma de discriminação é como dizer as outras raças que há no Brasil tem 364 dias o negro apenas 1.
Houve muitos maus tratos ao negro claro que teve a historia nos confirma isto, mas é pra frente que se anda.
Acho que temos as mesmas oportunidades que todos os outro talvez o que faltas é saber aproveitar as oportunidades e deixar de vitimismo e querer as coisas na facilidade, já que tudo quem vem fácil também corre o risco de ir também fácil
Aprendi desde de pequena dos meus pais a ir a luta e conquistar o que quero e não esperar pelos outros e estou muito feliz . desejo criar um mundo novo fazendo a diferença com a luta e o esforço e caminhar com a cabeça erguida por que consegui não por que ganhei tudo dos outro.
Penso que a idéia de tomarmos consciência do negro é interessante mas um feriado já é demais assim vamos precisar do feriado do índio, do pardo, do mameluco e por ai vai e em vez de crescimento teremos atraso por só existe crescimento onde há trabalho.
Obrigada

Opinião de Gerard Duchêne
Agradeço o envio do resultado do inquérito, que me parece conclusivo. A população de São Paulo não queria e não quer mais um feriado. O Presidente determinara um dia de comemoração, como existem Dias do Professor, do Farmacêutico, etc., e não um feriado, que foi decretado por alguns prefeitos (ou prefeitas) por motivo puramente eleitoreiro, sem levar em consideração o interesse nacional que exige para a promoção de todos os cidadãos, qualquer seja a cor de sua pele, mais trabalho, para gerar mais riqueza e mais empregos.
Espero que, com base neste inquérito, seja iniciado um esforço para cancelar este feriado absurdo.

Opinião de Neide
Não e o dia que vai resolver o problema. Somente com a mudança do coração do homem, não é cor, beleza , beldade, diploma, e sim cada um viver em harmonia consigo, com Deus e com todos.

Opinião de Plyttz
É uma *** + um feriado em São Paulo, seja nacional ou não. Não tenho nada contra os negros, alíás tenho até alguns amigos, mas pensem bem, + um feriado para parar o país. Do dia 12 de outubro até o dia 20 de novembro são 4 feriados. E no próximo ano o do dia 15 cai em uma quinta-feira e o do dia 20 na terça; então o povo em geral para de trabalhar na quarta-feira e emenda tudo e regressa ao trabalho na outra quarta-feira. Nem no carnaval temos essa *** . Só país de *** como o nosso poderia aprovar mais uma palhaçada. Sem trabalho não há crescimento e parece que nós estamos entre os países mais ricos e sem nenhuma taxa de pobreza e desemprego, etc, para nos dar o luxo de feriados, como os já existentes, tipo Fim de ano, época de férias, Carnaval e feriadões tipo emenda emenda. No final pessoas que tem pequenos negócios, empresários e autônomos são quem saem perdendo. Acho que o que estou digitando agora deveria ser divulgado e esclarecido, pois as pessoas só pensam em diversão e feriados só servem para o pessoal se debandar, ninguém (Maciça maioria) vai a comemorações festivas e faz seus jejuns religiosos como deveria ser se fosse seguir ao pé da letra em respeito a cada feriado (Ex: Nsa. Sra. Aparecida, Finados, Natal, Páscoa, Corpus Christi, dentre outros). /font>

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo