O Sampa Online responde

A pergunta de Janaína:

Tenho uma dúvida e gostaria que fosse esclarecida, no site www.brooklin.com.br, havia um link para que pudéssemos votar e, assim, colaborar com a formação dos cargos públicos da cidade de São Paulo. Porém, ao ler o histórico dos possíveis Administradores Regionais de Santo Amaro, notei que todos os possíveis candidatos eram filiados e já ocuparam cargo eletivo dentro do Partido dos Trabalhadores. Este site, quis apenas colaborar com a população, fazendo com que conheçamos os possíveis candidatos a ocupar o cargo de Administrador Regional de Santo Amaro? É este site apartidário? Obrigada.

Nossa resposta:

O Partido dos Trabalhadores, ao ganhar as eleições, assumiu a responsabilidade de, por quatro anos, governar a cidade de São Paulo. Para tanto, nomeia quem quiser para os cargos chamados de confiança.

Celso Pitta optou, na última fase do seu governo, em nomear, para o cargo de Administrador Regional, funcionários de carreira da Prefeitura. O PT retomou a prática de nomear pessoas de sua confiança, que são majoritariamente "companheiros" desse partido.

Os três candidatos apresentados no site foram escolhidos pelo próprio PT. Como Dona Marta Suplicy convidou à sociedade a possibilidade de opinião, achamos que seria uma experiência interessante divulgar os currículos dos candidatos e permitir que quem quiser opinar o fizesse através da Internet. Porque? Porque acreditamos que a opinião direta da população deveria ser ouvida. Muitas pessoas não participam das atividades de associações de bairro, e acreditamos que também devem poder expressar sua opinião. Aliás, as associações de bairro não detém mandado de representação, e portanto não podem falar em nome de ninguém, fora o do(a) próprio(a) presidente.

Finalmente, respondendo a sua última pergunta, o site é apartidário. Não tem, por ter publicado a votação, nenhum vinculo com o PT, nem, por ter publicado o artigo do deputado Jorge Caruso, vínculos com o PMDB. E, para deixar bem claro, o site não tem quaisquer vínculos ou comprimissos com nenhum outro partido. Publicaremos, sempre, aquilo que considerarmos de interesse público. Mas o site, por estar inserido em uma comunidade, professa uma paixão política, e acreditamos que a política seria bem diferente se em vez de exercida por representantes geralmente isolados da sociedade, fosse exercida direta e continuamente pelos próprios representados, através de audições permanentes. E a Internet nos parece um meio excelente para implementar este ideal.

Jorge Marmion
Editor
Sampa Online