Entenda o novo Plano de Minutos telefônicos
Por Gislene Vieira Pereira
Maio 23, 2007

A parir de 31 de julho as cobranças das contas telefônicas serão calculadas com base nos minutos utilizados e não mais nos pulsos, como é feita hoje em dia. A mudança já começou em algumas cidades de São Paulo e os assinantes devem escolher por um dos planos disponíveis. Ao optar por um deles, certifique-se que o mesmo é o mais adequado ao consumo de sua empresa ou residência.

Pelo novo sistema, as concessionárias terão de oferecer, obrigatoriamente, dois planos de serviço: Plano Básico de Minutos (Básico) e Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo). O preço dos minutos é diferente em cada um deles e está vinculado ao tempo de uso. O Básico é mais barato para quem sempre faz ligações curtas, com menos de dois minutos e meio. Já o Pasoo foi elaborado para atender a quem demora mais em cada chamada. Toda vez que a duração da ligação for menor ou igual a 60 segundos, serão cobrados 60 segundos. A partir daí, a cada 30 segundos, é cobrado um valor referente a esses segundos falados, de acordo com o plano escolhido.

A mudança ocorre somente nas chamadas locais fixo para fixo, que passam a ser medidas em minutos. As chamadas para celular ou de longa distância continuam detalhadas como hoje. Os produtos que eventualmente estiverem ligados a essa linha (Speedy, Detecta, Busca Automática, etc.) também não sofrem alterações.

Desde o último dia 1º de março, os usuários podem optar por um dos dois planos de minutos. Para isso, devem entrar em contato com a prestadora de serviço, que no Estado de São Paulo é a Telefônica. Quem não fizer a escolha até 31 de julho será colocado automaticamente no Básico. A técnica do Procon-SP, Fátima Lemos, orienta os consumidores a não deixarem de fazer a opção. Segundo ela, devem tentar avaliar o tipo de uso que fazem. Você pode mudar ou cancelar o plano escolhido a qualquer momento. O cancelamento ou a mudança de plano não implica multa ou qualquer outro custo

Para os que não conseguirem definir o seu perfil ou para os que mesclam o tipo de uso, ela sugere a opção pelo Pasoo, pois as ligações que ultrapassam dois minutos sempre ficam mais caras no Básico. “Com certeza, ao fazer a escolha pelo plano alternativo de serviços o usuário não terá grandes surpresas sobre os gastos em relação ao método anterior”, avisa. Não há alteração na cobrança da assinatura vigente no sistema de pulsos.

Características do usuário do Plano Básico de Minutos:
- Faz somente chamadas locais menores que 2min e 30s;
- Faz somente chamadas de longa distância (DDD e DDI) ou celulares;
- Faz chamadas locais de curta duração e ligações de longa distância ou celulares;
- Recebe chamadas locais a cobrar de curta duração.

Características do usuário do Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória:
- Faz chamadas locais com duração acima de 2min e 30s;
- Faz também chamadas de longa distância (DDD e DDI) ou celulares;
- Usa acesso discado à Internet;


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