Entenda o novo Plano de Minutos telefônicos
A parir de 31 de julho as cobranças das contas telefônicas serão calculadas com
base nos minutos utilizados e não mais nos pulsos, como é feita hoje em dia. A
mudança já começou em algumas cidades de São Paulo e os assinantes devem
escolher por um dos planos disponíveis. Ao optar por um deles, certifique-se que
o mesmo é o mais adequado ao consumo de sua empresa ou residência. Pelo novo sistema, as concessionárias terão de oferecer, obrigatoriamente, dois
planos de serviço: Plano Básico de Minutos (Básico) e Plano Alternativo de
Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo). O preço dos minutos é diferente em cada
um deles e está vinculado ao tempo de uso. O Básico é mais barato para quem
sempre faz ligações curtas, com menos de dois minutos e meio. Já o Pasoo foi
elaborado para atender a quem demora mais em cada chamada. Toda vez que a
duração da ligação for menor ou igual a 60 segundos, serão cobrados 60 segundos.
A partir daí, a cada 30 segundos, é cobrado um valor referente a esses segundos
falados, de acordo com o plano escolhido. A mudança ocorre somente nas chamadas locais fixo para fixo, que passam a ser
medidas em minutos. As chamadas para celular ou de longa distância continuam
detalhadas como hoje. Os produtos que eventualmente estiverem ligados a essa
linha (Speedy, Detecta, Busca Automática, etc.) também não sofrem alterações. Desde o último dia 1º de março, os usuários podem optar por um dos dois planos
de minutos. Para isso, devem entrar em contato com a prestadora de serviço, que
no Estado de São Paulo é a Telefônica. Quem não fizer a escolha até 31 de julho
será colocado automaticamente no Básico. A técnica do Procon-SP, Fátima Lemos,
orienta os consumidores a não deixarem de fazer a opção. Segundo ela, devem
tentar avaliar o tipo de uso que fazem. Você pode mudar ou cancelar o plano
escolhido a qualquer momento. O cancelamento ou a mudança de plano não implica
multa ou qualquer outro custo Para os que não conseguirem definir o seu perfil ou para os que mesclam o tipo
de uso, ela sugere a opção pelo Pasoo, pois as ligações que ultrapassam dois
minutos sempre ficam mais caras no Básico. “Com certeza, ao fazer a escolha pelo
plano alternativo de serviços o usuário não terá grandes surpresas sobre os
gastos em relação ao método anterior”, avisa. Não há alteração na cobrança da
assinatura vigente no sistema de pulsos. Características do usuário do Plano Básico de Minutos: Características do usuário do Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória: [ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem [ Imprima ] esta reportagem
Por Gislene Vieira Pereira
Maio 23, 2007
- Faz somente chamadas locais menores que 2min e 30s;
- Faz somente chamadas de longa distância (DDD e DDI) ou celulares;
- Faz chamadas locais de curta duração e ligações de longa distância ou
celulares;
- Recebe chamadas locais a cobrar de curta duração.
- Faz chamadas locais com duração acima de 2min e 30s;
- Faz também chamadas de longa distância (DDD e DDI) ou celulares;
- Usa acesso discado à Internet;
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