Projeto "Planet Project" coletou opiniões de pessoas de 97 países
Novembro 20, 2000

FotoA Ação Comunitária da Chácara Santo Antônio participou, de 15 a 18 de Novembro, do "Planet Project", uma enquete mundial, via Internet, com vários tópicos de interesse para a raça humana, na qual as pessoas de 97 países compartilharam suas opiniões e pontos de vista sobre diversos assuntos com pessoas em todas as nações. O projeto foi realizado pela 3Com, e contou com uma dezena de parceiros tecnológicos. Ao término do projeto entrevistamos Vânia Ferro, presidente da 3COM do Brasil.

P: Qual é o objetivo deste trabalho? 
R: O objetivo desse trabalho é fazer uma demonstração do uso de uma tecnologia simples, para ligar através da Internet 97 países de forma que mostre o uso dessa tecnologia para comunicação entre povos independente da raça, posição social ou da língua que esses povos falam.

P: O que será feito com o resultado da pesquisa?
R: O resultado da pesquisa poderá ser utilizado pelas escolas, para trabalhos em classe com professores e alunos, e servirá também como uma amostragem de como pensam as populações ao redor do mundo sobre assuntos que elas consideram mais importantes de maneira geral e os assuntos da pesquisa ficaram a disposição simplesmente como uma demonstração, como uma avaliação do pensamento popular ou  dos pensamentos dos seres humanos em geral  a respeito das necessidades desses assuntos.

P: Quando os resultados estarão compilados, e onde serão publicados? 
R: Ao finalizarem todas as pesquisas os resultados estarão disponíveis no sites www.planetproject.com.br e também o www.planetproject.com

P: Há planos para repetir esta experiência no futuro imediato?
R: Não.

P: Quantas pessoas participaram, aqui na AMCHAM, da pesquisa?
R: Não fizemos a contabilização final ainda. Para nós o que é mais importante no Brasil é fazer com que a amostragem que participou da pesquisa não se resuma aos 10% que hoje tem a acesso a bens e à Internet. Queríamos ter uma grande participação dos excluídos digitais, como nós chamamos aqueles que não tem acesso à tecnologia, aqueles que vêem das periferias, aqueles que realmente fazem parte de todas as classes sociais. Posso dizer que esse objetivo foi alcançado, aqui na Câmara Americana, com esse 300 micros disponíveis:  todos os dias tivemos grupos  de crianças, jovens e adultos.

P: A senhora pode citar algumas instituições específicas que participaram do projeto?
R: Recebemos escolas de todos os tipos. Tivemos o Jocam, que é uma das escolas que pertencem a nossa região, a Anne Sullivan, uma escola para deficientes auditivos, a União dos Escoteiros. Participaram escolas de todas as regiões, da zona leste, zona sul, das regiões mais carentes. Participaram crianças que nunca tiveram acesso à Internet, e realmente me considero privilegiada por ter proporcionado esta oportunidade a essas crianças e jovens. Tenho certeza que conseguimos a amostragem necessária; acredito que tenham passado por aqui pelo menos 2000 crianças.

P: O evento foi somente em São Paulo ou houve mais alguma cidade que participou?
R: Todos os Estados estão participando, temos funcionários da 3Com e voluntários com palm tops coletando as impressões dessas pesquisas em todas as capitais e também nas áreas de maior carência, nas rodoviárias, nos ambientes onde tem a maior participação de pessoas carentes. Há funcionários da 3Com coletando opiniões na Amazônia; temos uma pessoa do Banco Mundial coletando informações de tribos indígenas. Todos os grupos populacionais estão representados. Outra coisa que também acho importante e que a  3Com, através desse evento, estará disponibilizando U$ 1 milhão para serem utilizados em projetos de uso da tecnologia em educação e ações voltadas para a cidadania nos países do 3º mundo ou nos países em desenvolvimento . Meu objetivo é trazer uma grande parte dessa verba para nossos projetos, voltados para as comunidades, aqui no Brasil.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo