Esclareça algumas dúvidas em relação à vacinação contra gripe
Por Gislene Vieira Pereira
Abril 23, 2007

Cerca de 1 milhão de pessoas têm um encontro marcado com a saúde nos próximos dias. Começa hoje e termina no dia 4 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para pessoas com idade acima de 60 anos. A medida foi tomada porque os coeficientes de mortalidade por conta de complicações respiratórias aumentam significativamente nessa faixa etária. No ano passado, foram aplicadas 810.974 doses da vacina na capital.

1 - Como se prevenir contra a gripe?
Só a vacina previne contra gripe causada pelo vírus influenza.

2 - A vacina protege mesmo contra a gripe?
A vacinação não só protege, como reduz o risco de doenças respiratórias, pneumonia, e eventual morte causada por esta gripe.

3 - Quem deve ser vacinado contra a gripe?
Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas, principalmente aquelas com câncer, os diabéticos, os hipertensos e as pessoas com doenças pulmonares crônicas.

4 - A vacinação contra gripe tem efeito imediato?
Não. A vacina demora cerca de duas semanas para fazer efeito. Por isso a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.

5 - A vacina deve ser tomada anualmente?
Sim. A vacina contra a gripe deve ser tomada todo ano, pois o vírus se modifica constantemente.

6 - Como a gripe é transmitida?
Sua transmissão acontece através de gotículas que estão no ar e que contêm o vírus influenza, sendo altamente transmissível e passando rapidamente de uma pessoa para outra.

7 - Por que tendo 60 anos ou mais devo me vacinar também contra o tétano?
Porque o tétano é uma doença bastante grave, causa infecção e é fácil de ser contraída no dia a dia. Em casos extremos pode até levar à morte.

8 - Uma vez vacinada contra o tétano, a pessoa está livre de contrair a doença para sempre?
Não. Para a proteção efetiva contra o tétano são necessárias três doses da vacina, aplicadas a intervalos regulares, conforme orientação da unidade de saúde e uma dose de reforço a cada 10 anos.
 
9 - Onde posso ser vacinado?
O trabalho de vacinação contra a gripe acontecerá em todas as 404 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital.
 

10 - O que fazer em caso de impossibilidade física para comparecer a uma UBS?
Os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência. Para isso, um familiar ou responsável deve levar à unidade um documento da pessoa a ser vacinada e um comprovante de residência. A relação dos postos de vacinação pode ser consultada pelo site da Covisa ou pelo telefone 156.

 

 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo