Bicicletas auxiliam policiamento da Barra Funda e Perdizes
por Bruno Meirelles
Outubro 17, 2007

O comandante da 2ª Companhia do 23º Batalhão da PM, capitão Gilberto Hernandes Junior, falou sobre a utilização de bicicletas para o policiamento das regiões da Barra Funda e de Perdizes. O pronunciamento aconteceu durante a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança local (Conseg), realizada no dia 16 de outubro.

Algumas das vantagens das bicicletas no combate ao crime foram ressaltadas pelo capitão Hernandes. "É um policiamento barato, de grande mobilidade, grande visibilidade, e impacto comunitário muito forte. Ele possibilita uma repressão mais imediata. Por exemplo, só na Barra Funda, fizemos 37 prisões por porte de drogas no mês passado. Se juntar com Perdizes deu 61".

Porém, ele ressalta que uma série cuidados devem ser tomados para a adoção das bicicletas. "Precisamos de policiais com biotipo diferenciado. Não podemos pegar pessoas obesas, idosas, hipertensas. É necessário um parecer do médico da corporação. Tive sorte de receber alguns policiais bem jovens, com pouco mais de 20 anos, que podem fazer esse trabalho".

Além disso, há algumas medidas necessárias para preservar a segurança do policial que faz uso desse meio de locomoção. "Esses policiais ficam expostos. Por isso, nenhum deles porta revólveres, mas pistolas. E para poderem usá-las precisam fazer um curso de três dias na escola de educação física. Para operar a bicicleta também é necessário um curso, onde onde é ensinado o procedimento para abordar um suspeito, por exemplo. Eles também não podem ficar isolados, necessitam de uma força policial de apoio, pois quando fazem uma prisão não têm como conduzir até a delegacia".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo