Evite complicações: saiba quais documentos você precisa carregar no dia-a-dia
Agosto 23, 2007

Apesar de os índices mantidos pela Secretaria de Segurança Pública demonstrarem uma tendência acentuada de queda, há probabilidades que você seja assaltado, e o criminoso leve, além de seus pertences, seus documentos. Ou você pode simplesmente perder seus documentos e não recuperá-los.

A perda de documentos representa uma dor de cabeça à vítima. Obter uma segunda via requer uma peregrinação por diversos órgãos e toma um tempo substancial.

Foi o que aconteceu com Cláudia (nome fictício), recentemente assaltada por dois ocupantes de uma moto nas proximidades da Av. Eng. Luis Carlos Berrini, no Brooklin. Junto com sua bolsa foram roubados o título de eleitor, CPF, RG, CHN, cartão de convênio médico, cartão de segurança de acesso à internet de uma instituição bancária, cartão de débito de três bancos, cartões de loja, documento do veículo e um cartão de crédito. Além de registrar o Boletim de Ocorrência no Distrito Policial do bairro, ela teve que cancelar todos os cartões, solicitar segunda via (em algumas casos, pessoalmente na agência do banco) e passar a manhã de um sábado no Poupatempo solicitando a cópia dos documentos pessoais.

Quais documentos carregar?

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, não há obrigação legal de portar qualquer documento de identificação. Entretanto, o Manual de Auto Proteção do Cidadão elaborado pela Polícia Militar aconselha carregar ao menos uma cópia autenticada do documento de identidade. Esta é uma medida importante para que você seja rapidamente identificado em caso de um acidente.

Se você estiver dirigindo um veículo, a situação muda: é necessário carregar o original da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas segundo Luiz Antônio Ribeiro Longo, delegado titular do 96º Distrito Policial (Brooklin), este documento é mais do que suficiente para sua correta identificação: além do número de registro do motorista, possui o número do RG e do CPF. "Não é necessário portar qualquer outro tipo de documento", diz. A perda de qualquer um desses documentos só acarreta incômodos à vítima. "A CNH você tira em 24 horas em qualquer Poupatempo", afirma o Delegado.

Dinheiro

Outro conselho da Polícia Militar é carregar "somente cartões e cheques necessários", separando o  dinheiro que eventualmente carregar "em diferentes bolsos, preferencialmente em bolsos da frente". A Polícia também aconselha separar dinheiro para pequenas despesas, evitando abrir a carteira em locais públicos.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo