/

Orquidário Oriental, em Mogi das Cruzes, é ótima opção de passeio
Janeiro 12, 2006

O Orquidário Oriental oferece lindas flores, mudas, visita às áreas produtivas e lindas paisagens. O local é de fácil acesso pela via Dutra, saída 186, ou pela Ayrton Senna, até a Estrada do Taboão, km 25, em Mogi das Cruzes, apenas 50 km de São Paulo (clique e veja um mapa). Um amplo estacionamento grátis para carros e ônibus está à disposição dos visitantes. A entrada é gratuita.

Loja nos fins de semana e passeios monitorados às áreas produtivas

A loja atende o público interessado em orquídeas, vasos, adubos, substratos e material necessário para o cultivo. Vale a pena visitá-la às sextas, sábados e domingos, das 9 às 17 horas. A entrada é grátis.
Interessantes passeios monitorados levam às áreas produtivas de orquidários da região, onde os visitantes conhecem grandes estufas, observam o desenvolvimento das orquídeas, que demoram até oito anos para crescer, desde a semente até a floração; aprendem um pouco mais sobre o cultivo e esclarecem dúvidas. Já os passeios de trator levam para conhecer os pomares com árvores frutíferas cultivadas sem agrotóxico, conhecer flores e folhagens, respirar ar puro, ver e ouvir os pássaros, deslumbrar-se com a linda paisagem local, os vastos horizontes azuis da Serra de Itapeti. Durante todo o ano, passeios de um dia monitorados, para grupos com mais de vinte pessoas, poderão ser agendados com a Itapeti Agroturismo, pelo telefone: (11) 4727-7593.

Sobre o Orquidário Oriental

O Orquidário Oriental foi fundado em 1984, por Shichiro Haga, pai de Mirene Haga Saab, que hoje comanda a empresa. O responsável técnico é o engenheiro agrônomo José Antonio Saab, que também responde pela parte comercial do atacado.
Inicialmente, o orquidário produzia apenas uma espécie de orquídea, o Dendrobium Nobile, conhecida popularmente como "Olho de Boneca".
Dentro do imenso universo de orquídeas, cerca de 35 mil espécies, o Orquidário optou por se dedicar ao cultivo de plantas de alguns gêneros: Dendrobium Phalaenopsis, Epidendrum, Dendrobium Nobile, Vanda, Phalaenopsis, Cymbidium, Oncidium e Catteya.
Graças ao respeito à natureza, ao aprimoramento em seus processos de produção, preços acessíveis e bom atendimento ao cliente, o Orquidário Oriental conseguiu alcançar, ao longo dos anos, e a produção possui atualmente uma área de 20 mil metros quadrados de estufas e conta também de um laboratório, produzindo cerca de 300 mil plantas floridas e 1 milhão de mudas por ano, fornecendo para o todo o Brasil, em especial para centrais de atacadistas.

Sobre Itapeti Agroturismo

Mogi das Cruzes que completou 445 anos, no último dia 1º de setembro é o maior pólo produtor de orquídeas do estado de São Paulo, e conseqüentemente o maior do Brasil e da América Latina, onde se concentram cerca de 100 produtores de orquídeas de diversas espécies brasileiras e também do exterior, nos bairros de Itapeti, Cocuera e Pindorama. No bairro do Itapeti, há uma concentração maior de produtores, sendo mais de 40 famílias, que se dedicam à produção de orquídeas e plantas ornamentais.
A colônia japonesa de Itapeti parte integrante do bairro do mesmo nome, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e o SEBRAE, desenvolve o turismo receptivo na região: ITAPETI AGROTURISMO, e possui oito propriedades produtivas que integram o roteiro.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo