Começa o programa de verificação de poluição emitida por ônibus fretados
Maio 27, 2007

O prefeito de São Paulo lançou nesta quinta-feira (24/05) o programa de inspeção da frota de ônibus de fretamento da cidade. Ele acompanhou o trabalho dos técnicos da SPTrans (São Paulo Transportes), que verificam as emissões de material particulado de ônibus de frete. O processo é simples: sensores são instalados nos escapamentos dos veículos, e as medições apontam se as emissões estão dentro dos padrões estabelecidos. O prefeito também anunciou que a Prefeitura pretende iniciar em breve a inspeção de todos os caminhões e carros da cidade, sem custos para os motoristas.

O objetivo do programa, já realizado nos ônibus urbanos da cidade, é controlar as emissões de poluentes dos três mil ônibus fretados de São Paulo e combater a poluição do ar. A inspeção dessa frota de ônibus é resultado de parceria entre as Secretarias Municipais de Verde e Meio Ambiente, dos Transportes, SPTrans e Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, da Petrobrás).

A previsão é de que sejam inspecionados cerca de vinte ônibus por dia. "Hoje estamos iniciando uma importante etapa do programa cidade Limpa, que é uma cruzada rigorosa de combate à poluição do ar. A cidade não pode mais conviver com os índices de poluição do ar que temos hoje. Chegou a hora de enfrentar esse problema", afirmou o prefeito. Ele anunciou a meta de, ainda neste ano, começar a inspeção dos caminhões e dos carros de São Paulo que, somados, totalizam 5,5 milhões de veículos. "Está se buscando um modelo que defina a fiscalização, mas que não transfira esse custo para os motoristas. Não haverá cobrança para o cidadão", disse. Segundo um consultor ambiental, a poluição do ar nos grandes centros provém basicamente dos automóveis e das operações de transporte. Este dado é ainda mais grave quando os veículos emitem poluentes acima dos padrões ambientais. "Aproximadamente 20% dos veículos estão circulando fora dos padrões originais de fábrica de emissão de poluentes, e poluem pelo menos dez vezes mais do que um veículo dentro desses padrões", explicou Branco. "A fiscalização desses veículos pode trazer um ganho de 30% ou 40% de benefício ambiental para a cidade", avalia.

Um médico e pesquisador dimensiona o problema da poluição do ar na cidade: "Respirar o ar de São Paulo, hoje, significa fumar de dois a três cigarros por dia". Tais níveis provocam conseqüências alarmantes. Segundo ele, aproximadamente sete pessoas morrem diariamente por causa da emissão de material particulado, expelido por motores a diesel. "Se reduzirmos a emissão desse material em 50%, salvaremos três vidas por dia, que seriam vítimas de doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer de pulmão, e aumentaríamos em um ano a expectativa de vida na cidade", estimou o médico.

"Não há outro programa de saúde pública com um impacto maior do que esse", afirmou o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge. "Quem paga a conta por essa poluição é o Sistema Único de Saúde e as famílias paulistanas, que perdem mais de um ano de suas vidas", argumenta.

Nesta etapa, as empresas de fretamento de ônibus serão convocadas e deverão encaminhar os veículos para o Centro Integrado de Transporte (CIT), do Departamento de Transportes Públicos, órgão da Prefeitura. No local, será feita a medição do índice de emissão de poluentes dos coletivos.

Os veículos que não forem aprovados na inspeção terão um prazo de trinta dias para realizar os ajustes necessários. Depois desse período, será feita uma nova inspeção. Caso seja novamente reprovado ou não compareça à nova inspeção, o veículo será multado no valor mínimo de mil reais.

A parceria com o Conpet prevê o treinamento de técnicos e a cessão de opacímetros - aparelhos que medem material particulado - em regime de comodato. O programa também disponibilizará laboratório para análises do diesel consumido pelos ônibus.

Desde 14 de maio estão sendo realizadas inspeções em ônibus da frota, para se obter uma amostragem do estado dos veículos. De 58 ônibus inspecionados até agora, seis estavam fora dos parâmetros estabelecidos.

A inspeção seguirá os mesmos parâmetros adotados pela Prefeitura para os ônibus da frota de transporte urbano, que são vistoriados desde 2005. Nesses dois anos foram inspecionados 4.072 veículos, dos quais 3.557 foram aprovados e 515, reprovados.

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Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo

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