Três autores enviam sua mensagem à Cidade de São Paulo
Janeiro 26, 2002

Durante o evento O Autor na Praça, celebrado na Praça Benedito Calixto no dia 26 de Janeiro de 2002, três autores identificados com a cidade de São Paulo deram seu depoimento ao Sampa Online sobre a cidade na qual convivemos. Na foto à direita, em sentido horário, Levino Ponciano, Raquel Rolnik e Lucia Helena Gama. 

Lucia Helena Gama, autora do livro Nos bares da Vida, gostaria de pedir aos habitantes de São Paulo que "olhassem essa cidade; dessem o devido valor a sua história, que é muito grande, muito bonita, uma história de muito trabalho, de muito investimento das pessoas,  e é muito importante guardar essa história até para a gente enfrentar toda a destruição do momento atual. Acho que só dado valor a nossa cidade, voltando às ruas de nossa cidade, convivendo nas ruas de nossa cidade é que a gente pode diminuir o espaço da violência e da brutalidade que impera hoje em dia". Lucia Helena Gama espera que "as administrações atuais e futuras olhem para essa cidade com muito amor, e que considerem muito a grande parcela da população totalmente marginalizada, que não tem acesso nem à qualidade de vida básica, para que elas possam ter uma qualidade de vida melhor nessa cidade, para assim todos podermos conviver melhor".

Raquel Rolnik, autora do livro Folha Explica São Paulo, deseja para São Paulo, nos seus 448 anos de vida, que "supere a crise que ela se encontra, talvez uma das piores crises de sua história. Mas é uma crise muito esquisita, porque São Paulo nunca esteve tão potente, tão dinâmica, tão forte, tão múltipla, e ao mesmo tempo São Paulo nunca esteve tão abandonada, insegura, desigual, injusta. Mas a gente tem esperança que São Paulo, exatamente pela grande força, pela  dinâmica que tem, vai saber se reconstruir como já fez tantas vezes na sua história".

Para Levino Ponciano, autor do livro Bairros paulistanos de A a Z, "o grande mistério de São Paulo é essa coexistência pacífica entre todas as raças, dessas setenta etnias que se cruzam pelas ruas, pelas avenidas, pelos bairros de São Paulo. É uma cidade atípica porque ela congraça raças de uma forma perfeita. São Paulo é realmente o exemplo do Brasil. São Paulo é o retrato de um Brasil mestiço, miscigenado e rico, espiritual e culturalmente".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo