O Administrador Regional de Santo Amaro analisa um ano de governo
Janeiro 10, 2001 

Na última reunião do Fórum Permanente de Defesa de Santo Amaro, o Eng. Nerilton Antônio do Amaral, Administrador  Regional de Santo Amaro, comentou diversos aspectos do governo municipal após um ano de gestão. Decidimos transcrever textualmente as palavras do Eng. Nerilton, que registramos, para evitar quaisquer conjeturas. 

Combate à corrupção

"Eu quero mandar corrupto embora, a bem do serviço público, lugar de corrupto é na cadeia. Agora, acabaram os corruptos na Prefeitura? Com certeza não acabaram ainda; deve ter muitos. Agora, a população precisa ter coragem e denunciar: é fulano, fulano e fulano. Porque estão lá ainda. Eu sei que estão. Mas tem parte da sociedade que apóia, que concorda, ou não têm? Se não tivesse não teria corrupção, ou você acha que corrupto é só quem pega dinheiro? Não é, corrupto é quem pega e quem dá o dinheiro, os dois são corruptos, os dois deveriam estar presos. De corruptor preso eu nunca ouvi falar; nem corrupto vai preso, quanto mais corruptor! Então os dois têm que estar presos, os dois irão pra cadeia tanto o corrupto como o corruptor, mais nós vamos brigar  incessantemente para acabar com esses dois sujeitos, mas para isso temos que fazer mudanças que não são fáceis, precisamos fazer mudanças administrativas, criamos centrais de processos que vão verificar todos os processos que saem da Regional, estamos juntando os processos para diminuir o fluxo e o tempo de aprovação de  um processo, estamos melhorando o atendimento, estamos dando todas as informações possíveis para o munícipe desde a hora que ele entra na regional, então ele sempre sabe o caminho e fica mais fácil se desvencilhar de qualquer coisa que apareça".

Pagamento de Propina

"A propina que existe com o ambulante que eu creio que ainda têm, eu creio que os fiscais da Prefeitura não estão pegando propina mais, nós estamos conferindo, estamos verificando, estamos fazendo uma auditoria nos ambulantes, verificando se têm algum ambulante que deu propina. Só se não tiver coragem de falar, mas mandamos pessoas que não são da Regional verificar. Se estiver dando é porque é trouxa; só quem é trouxa que fica dando propina, porque não precisa, não têm necessidade mais. Agora têm quadrilha lá que rouba dos ambulantes, ainda têm". 

Ambulantes

"Que a área é pública e que os ambulantes são irregulares, ainda são. Nós vamos resolver, agora fazer também o que fizeram no passado, chegar lá e tirar todo mundo, fazer pirotecnia, isso também não resolve. Nós estamos conversando com os ambulantes, tem várias alternativas, nós vamos discutir essas alternativas, estamos discutindo; isso não é de uma hora pra outra, não é fácil, é mais difícil do que eu pensava, a questão dos ambulantes é complicada. No final do ano nós ficamos praticamente a mercê, não conseguimos o policiamento que a gente pretendia, a própria Guarda Municipal nos mandou a metade do que nós precisávamos. No final do ano encheu de ambulante, só que o  foi muito menos do que o ano passado, as ruas estavam menos cheias, mais organizadas, menos sujeira, colocamos muita gente para limpar as ruas naquela região, ficou mais limpa do que o ano passado".

Um ano depois ...

"As praças estão mais cuidadas, têm menos camelô na rua, você não conseguia entrar na Regional, agora você consegue, está aberta lá a rua, vai lá a hora que você quiser que você vai ver, quem for lá esses dias dá pra entrar, você consegue, antes você não conseguia entrar nas ruas, os comerciantes estão reclamando muito menos".

O que podemos esperar em 2002?

"Eu acho que nós fizemos no ano passado mais do que o Pitta fez em toda a sua gestão, mas esse ano vamos fazer o dobro do que fizemos no ano passado com certeza (ouça); pode esperar". 

[ Fale como Administrador Regional de Santo Amaro

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem