A prefeita Marta Suplicy solicita ajuda da população para embelezar a cidade
Julho 17, 2002

Após a cerimônia de entrega da restauração do Monumento às Bandeiras, a prefeita Marta Suplicy comentou a atuação dos pichadores, que recentemente agrediram  o monumento.

Para a Prefeita não basta só a Administração Municipal fazer sua parte; a população tem de colaborar. Marta Suplicy citou como exemplo a reurbanização da Av. Nove de Julho: "Nós estamos recuperando a Nove de Julhoque está  ficando muito bonita e vai ficar uma beleza. Mas se as casas todas não pintarem o piche, vai ficar pela metade." Segundo explicou a Prefeita, a Administração Municipal não pode limpar as fachadas das residências, por serem propriedade privada. É o próprio munícipe que deve cuidar do embelezamento de sua fachada, assim como da calçada frente a sua residência. Segundo a Prefeita, o Banco do Brasil oferece uma "linha de crédito especial para comprar tinta com preços e juros mais baratos".

Marta Suplicy com Luiz Roque Eiglmeier,
Marta Suplicy com Luiz Roque Eiglmeier, Administrador Regional de Vila Mariana A pichação ao monumento, 
no dia 8 de julho de 2002

 

E os pichadores?

"São da periferia da periferia", afirmou a Prefeita, e "a maioria das vezes não moram naquela região". A Prefeitura tenta, com apóio das Regionais, oferecer programas sociais para afastar os pichadores das ruas. Mas "o dono da casa tem que ter também certo espírito, e uma latinha de tinta: pichou, você pinta no dia seguinte". No Pacaembu, segundo a Prefeita, esta estratégia acabou afastando os pichadores daquela região.

Multa

"É preciso o empenho de todos os cidadãos; a Prefeitura sozinha não pode. O que a gente pode fazer estamos fazendo", afirmou a Prefeita. Os munícipes que não colaborarem com a Prefeitura serão multados, afirmou Marta Suplicy, "tal qual está acontecendo na Av. Rebouças".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem