Moema celebrou seu décimo quinto aniversário
Novembro 09, 2002

Moema celebrou os 15 anos da assinatura do Decreto 24.764, assinado pelo então Prefeito Jânio da Silva Quadros, cujo artículo 1° determinava o perímetro do bairro de Moema, tornando oficial o nome pelo qual o bairro era popularmente conhecido.

O evento, realizado na Praça Nossa Senhora Aparecida, contou com a participação do Padre Olivo Binotto, vigário da Paróquia N.S. Aparecida, que benzeu os participantes.

A Dra. Lygia Horta, presidente da AMAM (Associação dos Amigos e Moradores de Moema), contou os motivos que levaram o Prefeito Jânio Quadros a assinar o decreto. Na primeira metade do século passado, a região -que antigamente abrigava fazendas e sítios- não tinha um nome oficial, mas já era conhecida popularmente como Moema, nome do ponto de bonde que existia na esquina da Av. Moema com a Av. Ibirapuera. Em 1947 um grupo de vizinhos de classe média alta mobilizou-se para denominar a região como Indianópolis, em homenagem à cidade com nome similar nos Estados Unidos de América. "Isso, para nós, caipiras brasileiros, foi uma coisa meio pernóstica", segundo D. Lygia. Mas o povo, teimosamente, continuou chamando a região de Moema: "Moema é um nome simpático, carismático, que nasceu do coração das pessoas, que todo mundo queria", afirmou D. Lygia.

Em 1987 o Prefeito Jânio Quadros aceitou o convite da AMAM e participou de um almoço, realizado na residência de D. Lygia, com a diretoria da entidade. Entre outros pedidos ouviu o desejo da entidade "que mudasse o nome de Indianópolis, que não era o nome que o povo queria, para Moema". Quinze dias depois saía publicado no Diário Oficial o decreto que deu ao bairro o nome que conserva até hoje.

[ Entre em contato ] com a Associação dos Amigos e Moradores de Moema

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem