O Minhocão oferece, aos domingos, mais uma opção de lazer
Dezembro 05, 2002 

Durante a semana, das 06h30 às 21h30, o Elevado Costa e Silva -popularmente conhecido como "Minhocão"- é uma das vias de trânsito mais movimentadas de São Paulo. Aos domingos, porém, das 09h às 17h, quando está fechado ao trânsito, transforma-se -graças ao projeto “Viva São Paulo no Minhocão”- em mais uma opção de lazer do paulistano.

O visitante encontra uma programação variada. Há uma feira de artesanato, barracas de comidas típicas, antiguidades, artes plásticas, filatelia e numismática. Até Liang Gong, uma ginástica terapêutica de origem oriental, pode ser praticado no espaço destinado a atividades ligadas à Saúde.

Andar a pé, de bicicleta, patinete ou skate são exercícios praticados por inúmeros freqüentadores. Muitos, entretanto, praticam o esporte de bisbilhotar -desde a vista privilegiada que oferece o Elevado- a intimidade dos moradores dos prédios vizinhos, que não parecem incomodar-se com os curiosos.

A segurança é garantida por efetivos da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. O projeto também conta com o apoio da  CET ( Companhia de Engenharia de Trânsito) e da Limpurb.

Regularmente são realizadas exposições. Os Interessados em expor seus trabalhos devem contatar a Secretaria Municipal de Esportes no telefone 5574-0766, ramal 234.

Como chegar

Para quem vai da Zona Sul, talvez a melhor opção seja ir pela Av. 23 de Maio, fazer o retorno na altura do Viaduto Dona Paulina, pegar um trecho da Radial Leste-Oeste, entrar no túnel sentido Consolação e estacionar o estacionar o carro na Major Sertório ou imediações. Para acessar o Elevado é preciso passar por vários mendigos que moram no local. Fora o cheiro, não há qualquer perigo nem incômodo. De manhã cedo a melhor opção é estacionar perto do Largo Padre Péricles, no fim do Minhocão, já que o acesso ao elevado é mais fácil, mas tem de percorrer uma distância bem maior.

Registros fotográficos

Dá até para meditar pegando um solzinho no Minhocão

Apesar de destruído, ainda  é possível imaginar o Castelinho em todo seu esplendor.

A feita de Artesanato Igreja de Santa Cecília, vista do alto do Minhocão
Mais Sampa, impossível: ao fundo, o Banespa (à esquerda), o Copan e o Hilton (à direita)

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem