Fórum discute, em Santo Amaro, início das obras de extensão da Linha 5 do Metrô
Janeiro 29, 2008

O projeto de continuação da Linha 5, que ligará o Largo Treze de Maio, em Santo Amaro, às estações Santa Cruz (Linha 1- Azul) e Chácara Klabin (Linha 2- Verde), está prestes a sair do papel. O anúncio foi feito durante um Fórum que discutiu o início das obras, realizado na distrital Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo.

Segundo afirmou Mário Fioratti Filho, gerente de operações da Companhia do Metropolitano de São Paulo, a continuação da Linha 5, de 11,6 quilômetros de extensão,  contará "com o que há de mais  moderno nos sistemas de transportes de massa no mundo", e atenderá entre 500 e 650 mil passageiros ao dia, oferecendo transporte "com a qualidade, a rapidez e o conforto do Metrô".

Fioratti Filho comentou que os projetos do Metrô são realizados com muito cuidado, para manter a região por onde passará o Metrô "funcionando perfeitamente, com o mínimo de interferência", e lembrou os empregos diretos e indiretos que uma obra desse porte gera, além da revitalização da economia "não só para a região, mas para todo mundo envolvido nas obras". Uma outra conseqüência positiva, ainda segundo os técnicos do Metrô, é o impacto da linha no meio ambiente: cerca de 250 mil toneladas de poluentes ao ano deixarão de ser lançados no ar da cidade.

Os técnicos do Metrô estimaram que em aproximadamente 35 minutos será possível chegar ao centro da cidade saindo da estação Largo Treze.

Segundo o deputado José Antônio Barros Munhoz, líder do governo na Assembléia Legislativa, que participou da reunião, "a política é, essencialmente, nas democracias, um jogo de poder, um jogo de pressões", e sugeriu ampliar o fórum, dando-lhe mais embasamento político e representatividade. Barros Munhoz informou, ainda, que o governador José Serra considera que a obra é prioritária, e que há alternativas de financiamento para executá-la. O deputado disse baseado nos seus mais de trinta anos de atuação política acredita que "este ano [2008] nós vamos ter seis quilômetros a mais da linha 5 do Metrô iniciados, ou seja, Largo Treze - Campo Belo", e a atual gestão do governo Serra chegará ao fim com a obra toda iniciada.

De acordo com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, a Linha 5 atingirá sua plenitude operacional em 2012, e contará com 8 trens, de 6 carros cada, dotados de ar-condicionado e alimentados por rede aérea (sistema suspenso de fornecimento de energia elétrica, com uso de catenária), o que aumenta a segurança dos usuários. O custo total da obra é estimado em US$ 646 milhões, parcialmente financiados pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A Linha 5 (Lilás) do Metrô tem atualmente 8,4 quilômetros de extensão operacional e seis estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo 13. A linha atende 110 mil usuários por dia; destes, muitos provêm da integração gratuita com os trens da CPTM, por meio da Linha C (Osasco-Jurubatuba) na estação Santo Amaro, e outros da integração gratuita com 16 linhas de ônibus intermunicipais que fazem integração física nas estações Capão Redondo e Campo Limpo, e que atendem os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.

Assista o deputado Barros Munhoz falando sobre a obra

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo