Boato tenta aterrorizar usuários do Metrô
Novembro 21, 2001

Circula um e-mail (leia o texto completo) na rede informando que "três pessoas transtornadas e desesperadas", infectadas com o vírus da AIDS, "resolveram se vingar da população paulistana" aplicando injeções de sangue contaminado "em pessoas indefesas no meio do tumulto do entra e sai do Metro".

Vera Melo, ouvidora do Metrô, informa: "Com relação ao assunto abordado, cumpre-nos informar que vem sendo realizado trabalho de investigação pela Polícia a respeito da origem e identificação dos responsáveis pelos e-mail, que de maneira irresponsável citam casos de pessoas que teriam sido contaminadas pelo vírus do HIV através de seringas. Até o momento não houve comprovação de qualquer contaminação de usuários no Metrô".

Não retransmita este e-mail sob nenhuma circunstância; além de difundir informações falsas, você pode ser passível de enquadramento no Código Civil ("Perturbação da ordem pública").

Eis o texto original do e-mail:

Violência no Metro - Muito cuidado ainda e pouco

Uma nova onda de violência esta se alastrando de forma assustadora e incontrolada, um procedimento quase impossível de se evitar e, simplesmente letal. Três pessoas transtornadas e desesperadas e, sem amor ao próximo, que estão infectadas com o vírus da AIDS estão agindo no Metro de São Paulo de forma muito cruel, elas resolveram se vingar da população paulistana usando seringas com sangue contaminado e aplicando em pessoas indefesas no meio do tumulto do entra e sai do Metro.

Segundo fontes, ja foram registrados 06 (seis) casos de contaminação, sendo: 01 na linha Norte-Sul, 03 na linha Paulista e 02 na estação Se (linha Leste-Oeste).

Os ataques sempre ocorrem no momento do desembarque e, preferencialmente no horário de pico.

Infelizmente não temos muito como nos defender, entretanto, basta olharmos com muita cautela e tentar perceber algo estranho. Uma medida imediata tomada por iniciativa da segurança do próprio Metro é a disponibilizarão de seguranças a "paisana", contratados somente para esse fim, eles circulam em períodos de
maior movimentação para possível identificação daqueles elementos.

Uma das pessoas foi filmada e o cartaz esta disponível no mural de diversas estações de Metro com o titulo "Procurado pela Justiça". Sua compleição física e a de um rapaz de estatura mediana, cabelos crespos e nariz arredondado (formato de batata), sua pele e morena escura. A característica comum e que ele sempre usa uma jaqueta marrom onde uma pequena seringa esta preparada para a injeção.

As vitimas relataram que a picada é dada na região lombar, um pouco acima das nádegas, o que leva a crer, segundo os investigadores de policia, que as pessoas tem conhecimento ou foram informadas do procedimento farmacêutico para aplicar uma injeção de modo satisfatório, ou seja, que não causam dor.

Caso você possua alguma informação que possa ajudar, entre em contato com o Metro pelo e-mail: metro@ouvidoria.sp.gov.br 

Por favor, divulguem este comunicado ao maior numero de pessoas possível.

OBS.: Como bem sabemos o Metro nao tem como habito divulgar os acidentes, então precisamos estar atentos, neste caso, vamos criar uma malha de informações, caso tenha alguma informação, alem de enviar ao Metro, envie-nos também pelo e-mail: ocvusp@hotmail.com

Preocupados e agradecidos pela atenção.

ORGANIZAÇÃO DE COMBATE A VIOLÊNCIA URBANA (OCVU/SP)
51a TURMA DE FORMANDOS DA FACULDADE PAULISTA DE DIREITO - PUC/SP

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo