A prefeita Marta Suplicy visita o Terminal Inteligente de Santo Amaro
Ao lado do secretário Carlos Zarattini, a prefeita viu como funcionarão  as Centrais de Operação do Terminal e os ônibus monitorados por satélite 
Setembro 14, 2002

A prefeita Marta Suplicy e o secretário municipal de Transportes, Carlos Zarattini, vistoriaram, na manhã de hoje, o Terminal Inteligente de Santo Amaro, que faz parte do Programa de Modernização de Corredores e Terminais na cidade. A primeira visita da prefeita no Terminal foi ao Centro de Operações do Terminal (COT) e Centro de Operações do Corredor (COC), uma sala com circuito interno de TV para fiscalização 24 horas e com integração de softwares que monitoram o sistema. Na ocasião, o secretário pôde explicar, de perto, à prefeita como será operado o "Sistema Inteligente".

O novo sistema passa a funcionar, como um projeto piloto, a partir de hoje, nos terminais de ônibus Santo Amaro e Bandeira, com 98 ônibus, por enquanto, monitorados por meio de satélites com tecnologia GPS. O Programa de Modernização de Corredores e Terminais, da Secretaria Municipal de Transportes, prevê o sistema inteligente para todos os terminais da cidade, a partir de licitação para a concessão desses terminais. Zarattini disse que o término da licitação deve acontecer no início de 2003, quando as empresas vencedoras terão o prazo de um ano para implantar as exigências de modernização. Assim, a previsão é de que até o começo de 2004 todos os terminais de ônibus em São Paulo se tornem inteligentes.

Em uma das plataformas de embarque do Terminal Santo Amaro, à espera do ônibus que a levaria para a Parada dos Eucaliptos, a prefeita Marta Suplicy lembrou que, a partir do dia 30 deste mês, linhas especiais de micro-ônibus equipados com ar-condicionado e cinto de segurança sairão do terminal e percorrerão o corredor 9 de Julho/Santo Amaro, com paradas em bolsões de estacionamento. Essas linhas especiais são destinadas às pessoas que quiserem deixar seus carros em estacionamentos e se dirigir à região central ou até uma estação de metrô através do transporte coletivo. A tarifa nesses casos será de três reais.

"Esta iniciativa é simbólica", afirmou a Prefeita, "porque é a primeira vez que o transporte está podendo ser transformado. Achei interessante que um dos maiores  proprietários de linhas de ônibus, que está aqui conosco, nos disse que é a primeira vez em 40 anos que ele sente que tem uma chance de dar certo. O que depender da Prefeitura nós faremos,  acho que a gente tem chances de melhorar muito o transporte coletivo".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem