Manifesto pela revitalização de Santo Amaro.
por Roberto Pavanelli.
Agosto 13, 2004

A Região Sul de São Paulo vive um processo de decadência, fato que tem se acentuado ao longo dos últimos anos. Enquanto outras regiões vivem um processo de aprimoramento na sua qualidade de vida, cuja evidência se observa inclusive na valorização imobiliária, a exemplo do Tatuapé, a Zona Sul, por conta da falta de uma política pública que prestigie essa região, só perdeu. 

Perdeu o parque industrial do Jurubatuba e da Capela do Socorro, que já respondeu por mais de 40% de toda a força de trabalho da Capital nesse setor; perdeu a condição, que teve no passado, de maior pólo Turístico de São Paulo; perdeu pela balburdia de seu sistema viário que não acompanhou o enorme crescimento demográfico ocorrido aqui; perdeu em escolas, em lazer, em segurança e, com tudo isso, perdeu o povo daqui sua própria dignidade. 

Dois pontos pedem providências para revitalização de Santo Amaro: O primeiro se refere ao aspecto do complexo Industrial perdido da região do Jurubatuba e da Capela do Socorro. É necessário que se dê uma resposta rápida, através de implantação de políticas de incentivos que visem a retomada da fixação, nessas localidades, dessa importante fonte de geração de empregos, que é a Industria, melhor forma de colocar alimentos na mesa das pessoas. Outro ponto de suma importância para o Santamarense é a reurbanização do Centro de Santo Amaro, compreendido pelo Largo Treze de Maio e seu entorno. Sem prejuízo ao comércio informal ali instalado, que por problemas sociais maiores, tem que sobreviver, deve a Prefeitura, a nosso ver, procurar meios que possam propiciar uma convivência harmônica com essa atividade e o trânsito de pessoas pelos logradouros desse local. 

Deve-se encontrar uma forma de permitir que o cidadão readquira o direito de transitar por alí. Carece o Lago treze de Maio, até como proteção de seu maior monumento histórico, a Catedral Diocesana de Santo Amaro, de uma reurbanização que possa torná-lo prático e agradável, já que esse Largo é o berço de toda a nossa Região Sul. 

Roberto Pavanelli é advogado militante e professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Santo Amaro. 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo