Derrubada de árvores na Praça Alexandre de Gusmãoprovoca indignação no Jardins
Setembro 30, 2001

A derrubada de uma árvore na Praça Alexandre de Gusmão ( veja uma foto da praça ) -na Alameda Jaú- provocou indignação e confusão hoje de manhã. 

Vista da Praça Detalhe da operação

A árvore foi derrubada por funcionários de uma empresa particular, que utilizaram o caminhão placa CYN 6190 de São Bernardo do Campo para efetuar o serviço.

A operação, realizada sem a presença de qualquer agente fiscalizador (nem da Prefeitura, nem da CET, nem da Polícia Florestal) indignou tanto os vizinhos que efetuavam sua caminhada matinal, quanto os motoristas que circulavam pelo local.

Helio Rubens Vieira Bussamra, que mora há mais de vinte e cinco anos no bairro, presenciava inconformado a operação, afirmando que a árvore já estava ali bem antes da construção do condomínio que ordenou sua derrubada.

A justificativa do condomínio era que a árvore estava sendo derrubada já que estava afetando a caixa d'água. Francisco Faria Junior, junto com outros vizinhos, tentou, inutilmente, conferir a autorização da Prefeitura que o zelador do condomínio alegava ter. A Polícia Florestal foi chamada, mas o Batalhão alegou que só tinha um veículo, que no momento estava tentando pegar um felino de grande porte e não podia atender a ocorrência.

Destruição do Patrimônio PúblicoIndiferentes à indignação popular, os funcionários continuavam a executar seu serviço, sem dar qualquer importância à destruição do patrimônio público provocada pelas suas ações: as placas de identificação da praça, por exemplo, foram arrancadas.

Nenhum dos vizinhos conseguia entender como a Administração Regional de Pinheiros podia ter autorizado a destruição de uma árvore tão bonita, "ainda viva", segundo Helio Rubens Vieira Bussamra, quase um símbolo do bairro.

Ema Carvalho estava angustiada com o "assassinato da árvore", e lamentava a impotência de não ter a quem recorrer perante o que qualificou como sendo um "crime".

Vera Lucia Bagnolesi também tentou fazer sua parte, ligando do seu celular para vários deputados e vereadores. Mas, por ser domingo, não conseguiu o tão esperado apoio.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo