Jardim da Saúde celebrou seu 69º aniversário
Abril 15, 2007

O Jardim da Saúde celebrou hoje seu 69º aniversário. Segundo os organizadores, aproximadamente 5.000 pessoas assistiram os festejos, e em torno de 2.000 pessoas participaram do desfile cívico-militar, ponto alto da celebração. O evento, organizado pela associação de lojistas da região, ALOJASA, contou com a participação de autoridades civis e militares, assim como do Grupo Anos da Luz, Colméia, Associação Cultural e Esportiva Saúde, CEU Menino, EMEF José Maria Lisboa, EMEF Joaquim Nabuco, Colégio Regina Mundi, Colégio Renovação, CAAP Ipiranga, É Kum Nóis, Centro Prof. José Gomes, Motoclube Cavaleiros do Sol, Jeep Clube Tração e Ação, Grupo de Terceira Idade Santa Ângela, da Vila Brasilina.

Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo, que participou do hasteamento da Bandeira após a execução do Hino Nacional pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, expressou sua felicidade em ver "a comunidade de uma região tão importante da cidade organizada, com um astral maravilhoso".

Cássio Freire Loschiavo, subprefeito de Ipiranga, disse que o aniversário do bairro representa "uma grande data, já que o Jardim da Saúde é um bairro tradicional de São Paulo e a celebração cria um efeito cívico, reunindo a comunidade". Questionado quanto aos planos de benfeitoria para a região, Loschiavo disse que "o grande empreendimento da Prefeitura no bairro é a revitalização da Avenida Cursino, através de um projeto que está sendo desenvolvido junto a ALOJASA". Loschiavo estimou que as obras devem começar "ainda neste semestre", mas o prazo de finalização dependerá de detalhes que ainda faltam acertar.

A origem do bairro

O Sr. Samir Nakhle Koury, do Rotary, explicou que o Jardim da Saúde é um bairro nobre, "que nasceu há 69 anos, através de desbravadores, localizado entre duas áreas bastante nobres e antigas da região paulistana: Vila Mariana e Ipiranga". O traçado das ruas foi projetado pela Companhia City, a mesma que urbanizou o Pacaembu e outros bairros de São Paulo.

Segundo Koury, a avenida Cursino forma um espigão, "que ficava no caminho das boiadas", e era muito procurado não só pelos condutores de rebanhos mas por pessoas que iam à região para desfrutar, nos finais de semana, do verde e do ar puro. Nos anos 40 e 50 essas pessoas começaram a divulgar a área para o resto dos paulistanos, "e aí começaram a vir os primeiros pioneiros, que vinham sobretudo para construir casas de finais de semana para curar algumas doenças como asma e tuberculose. Daí o nome Jardim da Saúde e Bosque da Saúde, que foi o primeiro bairro dos dois a ser fundado".

Koury também explicou que outro atrativo do bairro era que na época havia duas portas de entradas à região: uma que nascia, e ainda nasce, na Praça da Árvore, na época chamada de Primeira Seção em função dos bondes partirem de lá, e outra, para os que vinham do Sacomã e do Ipiranga, "em um local que nós chamamos ainda de Bica, ou Tanque da Pólvora, já que havia ali uma fábrica de pólvora".

Após sua fundação, finalizou Koury, "o bairro não tem parado de crescer, progredir e proliferar em todos os sentidos e aspectos, inclusive sócio-econômicos".

Fotos do evento

Para ampliar qualquer uma das fotos abaixo, clique na foto correspondente. A foto ampliada pode ser salva para fins pessoais.

Associação Cultural e Esportiva Saúde Associação Cultural e Esportiva Saúde CEU Menino
Gilberto Kassab, Cássio Freire Loschiavo, Samir Nakhle Koury, Deputado Federal William Woo, Jooji Hato Caio Morita Basalia e Gleide Morita
Carolina, da comissão organizadora
Bandeira do Jardim da Saúde, apresentada por Joseane, Elina, Solange e Karina Desbravadores, do Ipiranga, da Igreja Adventista do Sétimo Dia EMEF José Maria Lisboa
EMEF José Maria Lisboa

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo