Reunião do Conseg do Itaim Bibi discute acessibilidade
por Bruno Meirelles
Outubro 11, 2007

As obras para a melhoria das ruas e calçadas da região do Itaim Bibi estiveram em discussão na reunião de outubro do Conselho Comunitário de Segurança da região (Conseg), realizada no último dia 9.

O subprefeito de Pinheiros, Nilton Elias Nachle explicou que as regiões do Itaim e do Brooklin ficaram fora das últimas obras de recapeamento, que abrangeram apenas Pinheiros. "A prefeitura irá fazer uma etapa agora na zona leste, mas em 2008 a primeira etapa atingirá a nossa região. Serão recapeadas ruas como a Joaquim Floriano, Iguatemi, Iaiá, Clodomiro Amazonas, Tabapuã, Leopoldo Couto de Magalhães, Renato Paes de Barros, Pedroso Alvarenga".

Outro ponto comentado pelo subprefeito foram as obras de ligação entre a Faria Lima e a Rua Funchal. "Essa obra já está iniciada, e a previsão de conclusão é fevereiro de 2008. Além disso, da Faria Lima até a Ramos Batista será tudo recapeado também. Com relação às calçadas, estão em licitação as reformas dos dois lados da Avenida Santo Amaro, entre a Av. São Gabriel e a Avenida dos Bandeirantes, o que totaliza 2.500 metros".

A vereadora Mara Gabrilli também abordou o problema das calçadas e da acessibilidade na capital. "Segundo a lei, a calçada é de responsabilidade do munícipe, e cada um faz e reforma de uma maneira. Isso cria um efeito retalho nas calçadas, pois cada uma tem um piso, uma altura, o que impede que pessoas com deficiência e modalidade reduzida circulem pela capital. E com as ruas esburacas, as pessoas não conseguem se deslocar nem de carro, porque pula demais. Por isso o recape também deve ser prioritário".

Ela explicou que há um projeto de lei de sua autoria na Câmara dos Vereadores sobre essa matéria. "A idéia é a prefeitura contratar por licitação uma empreiteira, que irá pegar a adesão dos munícipes. Assim, a calçada de todo o quarteirão será feita da mesma forma. Além disso, a prefeitura irá pagar 30% de obra, que para o munícipe vai ficar quatro vezes mais barata do que se a reforma fosse feita individualmente", finaliza.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo