Técnicos da CPTM e do Metrô fazem vistoria na Igreja Matriz do Largo Treze de Maio
Por Gislene Vieira Pereira
Outubro 08, 2007

A Igreja Matriz do Largo Treze de Maio, a mais antiga de Santo Amaro, está interditada há mais de três meses por problemas na estrutura do imóvel. Há rachaduras nas paredes e no chão da igreja, além de grandes problemas no forro, possivelmente causados pelas obras da estação Largo 13, que pertence à linha 5 do Metrô. O cancelamento das missas no local deve-se a um desabamento de parte do teto da Igreja. Padre Vander, que rezava a missa no dia do acidente, diz que o local para onde foram destinadas as missas, a capela da Santa Casa, é pelo menos 4 vezes menor que a igreja, e portanto, muitos fiéis ficam impossibilitados de participarem das missas.

Desabamento de parte do teto da Igreja

Rachaduras nas paredes externas

Técnicos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e uma equipe do Metrô encontraram-se hoje com representantes da comunidade e três padres relacionados à igreja para verem a real situação da mesma. Até o início da próxima semana um relatório técnico deverá ser feito pelas duas empresas, para comprovarem se as rachaduras ocorreram devido às obras, ao funcionamento do metrô ou por infiltrações.

Ao fim das obras realizadas pela CPTM no ano 2001, a equipe técnica vistoriou o local e não encontrou problemas. Um representante da Companhia que participou da fiscalização da obra na época diz que todas as precauções foram tomadas naquela oportunidade. O intuito do encontro é verificar quem seria o responsável pela restauração da igreja, que é um imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico.

5

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo