Assaltos a alunos do colégio Rio Branco são discutidos no Conseg Higienópolis
por Bruno Meirelles
Novembro 1, 2007

Assaltos constantes a alunos do Colégio Rio Branco foram debatidos na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Higienópolis, realizada no dia 31 de outubro.

Segundo o delegado titular do 77º Distrito Policial, Albano David Fernandes, um pai veio relatar que seu filho foi assaltado 23 vezes. "Quantas vezes ele foi na delegacia? Ah, nunca fui, nunca comuniquei, porque tem que ficar três horas na delegacia.  Eu vou tentar humanizar o máximo possível o atendimento no plantão. Mas é difícil, porque as ocorrências chegam, todo mundo chega com um problema e querem ser atendidos. Para agir, a polícia precisa da testemunha, do denunciante. Faz parte do sistema legal."

Para o capitão Antonio Bueno de Oliveira Neto, comandante da 2ª Cia. do 13° Batalhão da Polícia Militar, falta também colaboração da direção da escola em dialogar. "O Rio Branco é uma escola que congrega uma ala altissimamente privilegiada de nossa sociedade. Só que nós temos na área escolas estaduais que congrega um público que não mora no bairro. Tentei conversar com a diretora [do Colégio Rio Branco]. Por três vezes ela falou: estou em reunião. Eu vejo uma dificuldade extremamente grande nas direções que coordenam os estabelecimento de ensino da nossa região".

"Nós atuamos de modo preventivo nas escolas com o Proerd (Programa Educacional de Redução às Drogas e à Violência), inclusive nas particulares. Agora, como é que eu posso me aproximar de uma escola se a própria direção coloca barreiras e não dá diálogo. Aí o que faz essa direção, porque tem alunos influentes de pais influentes, eu tenho que deslocar um batalhão de policiais para tomar conta dela. Só que quando eu faço isso, eu vou desalojar outras escolas do poder público estadual e até municipal", finaliza ele.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo