Voluntários realizam mutirão de limpeza das margens da Represa Guarapiranga
Setembro 15, 2007

Cerca de 120 voluntários da comunidade participaram, neste sábado (15), de um mutirão de limpeza das margens e do lixo flutuante da Represa Guarapiranga, um dos principais mananciais de São Paulo.  O mutirão, que aconteceu no Corpo de Bombeiros na avenida Robert Kennedy, contou com a participação do prefeito Gilberto Kassab, do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e do subprefeito de Capela do Socorro, Valdir Ferreira. O Vereador Goulart acompanhou os trabalhos.

Clique na foto para amplia-la

O mutirão é parte de uma ação intensiva de limpeza realizada pela  Subprefeitura da Capela do Socorro, que deverá estender-se até o próximo dia 21, totalizando mais de 10 quilômetros de margens da Represa Guarapiranga entre a foz do córrego São José e as comportas da barragem no bairro do Socorro.

Para Kassab o resultado da operação é muito positivo: "em três dias foram arrecadadas sessenta toneladas de entulho, o que representa uma média diária igual à média diária mensal de recolhimento de entulho no local".

O fator que permitiu a operação foi ("infelizmente", segundo Kassab) o baixo nível das águas. A represa está com 41% de sua capacidade: "Temos de aproveitar este momento para que esse entulho não retorne à represa quando as águas voltem aos seus níveis normais", disse.

Kassab também destacou a operação Córrego Limpo, que acontece em 40 córregos da cidade (sete dos quais chegam à represa do Guarapiranga), em parceria com o Governo do Estado, que garantirá, em breve, que nenhum esgoto será despejado nesses córregos. "É incrível, mas ao assumirmos, tínhamos ainda 7 córregos jogando esgoto aqui na represa. É um absurdo", afirmou.

Questionado quanto a eventuais ações de desocupação das áreas ao redor da represa, Kassab explicou que não é possível reurbanizar as áreas invadidas sem ter um destino para as famílias que invadiram a área: "elas precisam ter um local para morar", explicou, "e hoje há um programa da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal para construir moradias populares para essas famílias para que essas áreas, que foram invadidas indevidamente, já que são área de preservação de mananciais, possam ser preservadas e recuperadas. Esse programa está em andamento: a cidade de São Paulo nunca teve um volume de verbas tão grande para resolver esse problema, e estamos muito otimistas quanto ao resultado".

Questionado, finalmente, se acreditava que a Guarapiranga teria vida longa, Kassab respondeu: "É necessário acreditar na recuperação da Guarapiranga. Aliás, eu acredito na cidade de São Paulo".

Onde despejar o lixo

A Subprefeitura da Capela do Socorro tem realizado um trabalho de conscientização junto aos moradores e proprietários de terrenos nas margens para que colaborem com a limpeza do local. A Prefeitura mantém, nos outros dias da ação, os 20 containeres, onde o lixo recolhido pela comunidade deve ser depositado:

1 - Barragem (Av. Robert Kennedy)
2 - Corpo de Bombeiros (Av. Robert Kennedy)
3 - Praia da Lola (Av. Robert Kennedy)
4 - Cecco Interlagos (Av. Robert Kennedy)
5 - Cocheiras do Castelo (Rua Forte George)
6 - Foz do Córrego São José (Avenida Frederico René de Jaegher)

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo