Introdução 

O restaurante Don Curro é, indiscutivelmente, sinônimo de paella  -prato típico espanhol feito com frutos do mar- na cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1958 por um imigrante espanhol, Francisco Rios Dominguez, o Don Curro, e foi considerado, segundo divulgado no seu site, o melhor restaurante de comida espanhola pela revista Veja, em 2000, e pela revista Gula, em 2001.

A Santa Paella, uma pequena empresa familiar, foi fundada por Don Kiko e Don José, filhos de imigrantes catalães radicados no Brasil em 1950. Especializaram-se no preparo da autêntica Paella Valenciana e oferecem um serviço diferenciado: uma deliciosa paella elaborada na residência do cliente. Em julho de 2002 estrearam seu site, www.santapaella.com.br, onde divulgam seus serviços.

Quem pesquisa no Google, o principal mecanismo de pesquisas da Internet, páginas em português pelo critério "Paella" recebe, como resultado, uma lista de 3.230 páginas sobre o assunto. O site da Santa Paella aparece nas primeiras quatro páginas, na frente do site do Don Curro. Como é possível que o site de um restaurante tão tradicional, tão elogiado e freqüentado tenha sido superado pelo site de uma pequena empresa familiar? Qual foi o investimento que Don Kiko e Don José fizeram para conseguir tal façanha?

Don Kiko e Don José não tiveram que investir um só centavo para obter tal classificação. "O Google não negocia classificações dentro dos resultados de busca (ou seja, não é possível comprar uma posição privilegiada na Listagem de Páginas).", segundo explicado no próprio site de pesquisa. O único diferencial foi a Hospedagem Sampa Online, que além de oferecer o que há de melhor em hospedagem corporativa apresenta os sites a um público altamente qualificado de mais de 45.000 internautas da Zona Sul de São Paulo.

Como funciona o Google?

Para o Google, pouco importa quem fala de você no mundo real , quantos anos de tradição tem seu estabelecimento, quem o freqüenta ou quais críticos elogiam seu estabelecimento; o que realmente importa é quem "fala" de você no mundo virtual. A base do Google, o PageRank (TM), um software desenvolvido na Universidade de Stanford pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin,  "interpreta um link da página A para a página B como um voto, pela página A, para a página B". Já neste quesito a Santa Paella bate o tradicional restaurante paulistano: várias páginas dos sites componentes do Projeto Sampa Online apontam ao site do Santa Paella. O tradicional restaurante, apesar de ser freqüentemente citado na mídia impressa, é bem menos mencionado na Internet.

Mas não é só a quantidade de votos que conta para o Google; quem vota é também levado em consideração: "Os votos dados pelas páginas que são elas mesmas "importantes" pesam mais e ajudam fazer outras páginas "importantes." Sites importantes, de alta qualidade recebem uma nota de avaliação maior", segundo explica o site de pesquisas.

Não somente as referência no Sampa Online à Santa Paella contam; a "importância" e a "qualidade" do Sampa Online é que dará peso aos "votos" da Santa Paella. E qual a importância do Sampa Online?

Uma pesquisa nas páginas em português dos bairros atendidos pelo Projeto Sampa Online (Brooklin (www.brooklin.com.br), Itaim (www.itaim.com.br), Moema (www.moema.com), Campo Belo (www.campobelo.com), Jardim Marajoara (www.jardimmarajoara.com.br) e Santo Amaro (www.santoamaroonline.com.br)) apresentará o site do respectivo bairro invariavelmente na primeira página, quando não na primeira posição da lista. São, portanto, sites "importantes", e um "voto" -isto é,um link- em cada um destes sites pesará muito mais que um link em qualquer outro site que não desfrute de uma posição tão privilegiada.

Conclusão

"Tenha seu site na Internet e conquiste um público de 18 milhões de consumidores". Nada mais falso que este tipo de afirmação. Publicar um site na Internet é só começo de um longo caminho que, na maioria das vezes, não leva a nada. A página da Choperia Del Mar, por exemplo, na Rua dos Andradas, 161, no Centro de São Paulo, é citada, na mesma pesquisa Google, além da página 50. Isto é, para saber que ela existe, o internauta teria de pesquisar pelo menos 50 páginas de resultados até localiza-la. Quantos internautas irão além das 4 ou 5 páginas iniciais, se conseguem localizar nessas primeiras páginas o que procuram? Provavelmente nenhum. É por este motivo que muitos comerciantes que se aventuraram na internet demonstram hoje sua frustração com os resultados: "A Internet não me trouxe retorno nenhum", é a afirmação de muitos dos que arriscaram um investimento na web. Mas não é a internet que falhou; a estratégia de divulgação é que foi inadequada.

A hospedagem Sampa Online, escolhida pela Santa Paella, é uma alternativa que -além de lhe oferecer recursos tecnológicos de ponta- dará "importância" ao seu site, trazendo o que você espera de qualquer investimento: retorno. O depoimento de nossos parceiros é categórico:  "Muito dos pais que visitam a nossa escola chegaram através do Sampa Online. Estou muito satisfeita." (Anna Beatriz Ashauer - Diretora, Escola Módulus); "O retorno do site é maravilhoso." (Bia Ferraz - Diretora, Escola Bacuri.); "Comecei com 15 alunos. Hoje tenho 75. O retorno do site do bairro é muito bom, e contribuiu para nosso crescimento". (Denise Spadini, Diretora, Escola Arte de Crescer; "Informo que a visibilidade que o site desenvolvido pela SampaOnLine deu ao nosso escritório é indiscutível. Estou muito satisfeita com os resultados apresentados pelo site". (Paula R. A. Orselli,Advogada Titular, Affonso e D'Orselli Advocacia). E, por último, o depoimento de Cláudia, da Santa Paella: ""Estou muito contente com o retorno do Sampa Online. Logo na primeira semana tivemos 4 contatos". 

Para conhecer mais sobre nossa proposta, por favor acesse http://www.sampaonline.com.br/hospedagem.htm

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta página

[ Imprima ] esta página