Gilberto Gilberto Kassab faz balanço da Operação Cidade Limpa
Abril 07, 2007

Andrea Matarazzo e Gilberto KassabGilberto Kassab, prefeito do município de São Paulo, acompanhou neste sábado junto ao secretário Andrea Matarazzo, a remoção de um painel publicitário ilegal na Avenida Rebouças, Jardim Paulistano, na Zona Oeste da cidade. A operação, que durou aproximadamente 4 horas e mobilizou vários servidores municipais. Segundo Milton Roberto Persoli, auxiliar de gabinete da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a operação teve um custo aproximado de R$ 5 mil. Segundo Kassab, o serviço foi feito pela Prefeitura porque ela retira o painel mais rápido e a conta vai para o proprietário.

Painéis de grandes dimensões como o que foi retirado  proliferam em São Paulo. Segundo Kassab, há centenas deles na cidade, contudo afirmou: "nós estamos na fase de retirada dos grandes painéis. Isso envolve uma operação muito grande, de dezenas de pessoas, com apoio da CET, para evitar riscos aos que trafegam perto da operação de retirada".

Kassab mostrou-se otimista com o resultado da operação, e fez um balanço "extremamente favorável" da Lei Cidade Limpa: "nós estamos com uma adesão espontânea muito significativa. Ainda não temos um levantamento atualizado mas aproximadamente 35% das placas e painéis já forma retirados, o que é um número muito positivo, e na próxima semana o secretário Andrea Matarazzo, através da Secretaria das Subprefeituras, começa a tirar os painéis das marginais. Isso será um impacto muito positivo na eliminação da poluição visual nas principais vias da cidade".

Questionado quanto ao prazo da operação, Kassab disse que não tem prazo. "A Cidade precisa compreender - e está compreendendo - que há milhares de equipamentos desses, instalados de uma maneira agressiva nesses últimos 15 ou 20 anos. É algo incompreensível que as administrações anteriores tenham permitido aqui na cidade essa proliferação indiscriminada, desleal, desonesta. E não vai ser de um dia para o outro que nós vamos desaparecer com esses milhares de equipamentos, mas nós estamos muito otimistas e consideramos esse índice, de 35%, muito significativo e esperamos em poucas semanas avançar mais ainda", disse o prefeito.  Kassab previu que em poucos meses a cidade vai estar mais bonita, com as fachadas recuperadas. "Queremos eliminar a poluição visual, que era agressiva, mas compreendemos que existe um tempo para que possamos ter essa transformação definitivamente implantada", afirmou.

Questionado quanto às estruturas, que continuam no local após retirada da publicidade, Kassab explicou que a publicidade envolve 3 proprietários: o proprietário do imóvel, o proprietário do equipamento e o anunciante. "Quando você vê uma estrutura que está em branco, significa que o anunciante já se retirou. Mas o  proprietário do imóvel e o proprietário do equipamento ainda não se retiraram. Tanto o  proprietário do imóvel quanto o proprietário do equipamento serão multados R$ 10 mil, e a Prefeitura mesmo assim retirará esses equipamentos. Não é justo que alguns tirem e outros não, e quem não tirou não seja multado", disse.

Kassab explicou que o objetivo de sua administração não é punir ninguém, não é ser rancoroso, não é ser antipático. "Nosso objetivo é tornar a cidade uma cidade mais agradável, mais bonita, mais limpa, e combater a poluição", falou o prefeito. Segundo ele,  a cidade de São Paulo, a maior do País, "precisa cumprir sua parte, precisa dar o seu exemplo, e a cidade está de parabéns, porque a cidade efetivamente compreendeu, está apoiando e está participando".  Kassab parabenizou os comerciantes e os lojistas da cidade, "porque é quase inédito a cidade se adaptar tão rapidamente a uma Lei dessas proporções", e considerou que a cidade está passando por "um momento muito feliz; Prefeitura e cidadãos trabalhando juntos para combater a poluição".

Casos especiais

Segundo Kassab, casos especiais serão analisados por uma comissão presidida por Andrea Matarazzo e Regina Monteiro (diretora de Meio Ambiente e Paisagem Urbana da Emurb, Empresa Municipal de Urbanização). Dessa comissão participarão entidades que representam a sociedade,  e representantes do governo que tem sua visão e participação nesse processo. "Cabe a todos nós atender o que essa comissão decida", disse.

Pichações

Quanto às pichações eventualmente ocuparam alguns locais antes tomados por publicidade, Kassab explicou que as Subprefeituras contam com caminhões para fazer jateamento de concreto, e esses caminhões estão atuando, procurando eliminar as pichações. Mas esclareceu que a Prefeitura está com um trabalho importante de trazer essa juventude para participar da administração e fazer parte desse novo modelo de comportamento visual da cidade, fazendo trabalhos artísticos, e isso tem dado certo. "Vocês já tem o exemplo de alguns cemitérios onde houve a atuação desses jovens junto a Prefeitura ajudando na decoração dos ambientes públicos. Essa é outra forma de diminuir esse tipo de poluição visual", exemplificou.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo