São Paulo ganha da Índia estátua de Mahatma Ghandi
Agosto 15, 2002

Com a presença do Embaixador da Índia  no Brasil, Amitava Tripaphida, do Cônsul Deepaak Bhojwani, do deputado Walter Feldman, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, do Vice-Prefeito Hélio Bicudo, do Sub-Prefeito de Vila Mariana, Luiz Roque Eiglmeier, de representantes consulares da China, Rússia, Venezuela, África do Sul e Cuba foi inaugurada, nesta quinta-feira, a estátua do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (clique na foto à direita para ampliá-la).

O deputado Walter Feldman disse que "nós, paulistas e brasileiros, agradecemos ao consulado, à Embaixada e à Índia como nação nos ter deixado o legado de Mahatma Ghandi, hoje personalizado na inauguração dessa estátua". O dep. Feldman fez votos para que a estátua "inspire nossos parlamentares na aprovação de Leis cada vez mais justas, mais solidárias, mais fraternas".

O Embaixador Amitava Tripaphida lembrou que a Independência da Índia, que se celebra hoje, representou a vitória de Ghandi. "Como embaixador da Índia no Brasil, deveria estar em Brasília hasteando uma bandeira indiana", disse o embaixador Tripaphida, mas veio presentear "a fabulosa cidade de São Paulo" que dedicou um memorável espaço da sua paisagem à memória de Ghandi. Segundo o embaixador, o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do governo da índia "escolheu São Paulo para dar de presente a última estátua que será dada de presente a uma cidade que não é Capital de um país", o que torna o presente muito especial.

O Vice-Prefeito Hélio Bicudo disse que Ghandi rejeitava a "política sem princípios, o prazer sem consciência, a riqueza sem trabalho, o conhecimento sem caráter, os negócios sem honestidade, a ciência sem humanidade e a fé sem sacrifício", e desejou que "essas idéias de Ghandi germinem neste solo". Bicudo afirmou que a estátua simboliza o pensamento de Ghandi que "a política de olho por olho só deixa o mundo mais cego".

O espaço, que fica na Praça Túlio Fontoura, s/nº, ao lado da Assembléia Legislativa, passa a ser chamado de "Espaço Gandhi", e está reservado para atividades sócio-educativas com participação da comunidade. A programação será conduzida pelo consulado Indiano no Brasil com o apoio da Subprefeitura da Vila Mariana.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem