Chocolate com Bichos? A Chocolates Garoto esclarece e-mail circulando na rede
Nota da redação do Sampa Online: Esta não é uma matéria paga da Chocolates Garoto ou de qualquer parte interessada. Foi produzida em função de termos recebido -de vários visitantes do site- o e-mail em questão, solicitando verificação dos dados relatados.
Outubro 30, 2001

Circula na rede um e-mail (leia, abaixo, o texto completo) assinado por Viviane Costa, funcionária do Banco Ford, que divulga alerta  de uma "menina que  trabalha comigo e compra bombom quase toda semana para distribuir nos aniversários do pessoal do setor, acredito que seja verdade, pois ela não teria razão nenhuma para mentir". A reclamante, Iara R. A. Stella, acusa a A Chocolates Garoto de não ter "higiene em sua produção de chocolates", devido à presença de "um verme (minhoquinha branca) viva (SIC)" em uma caixa de bombons.

Entrevistada por telefone, Viviane Costa negou qualquer envolvimento no caso, afirmando desconhecer a reclamante, esclarecendo que somente retransmitiu um e-mail que recebeu, sem certificar-se da veracidade das informações.

A empresa esclareceu via e-mail os fatos (leia, abaixo, a resposta completa) , afirmando que os 22 bombons da caixa que questão estavam "todos embalados corretamente, íntegros e adequados ao consumo, sem qualquer alteração de cor, textura, sabor ou sinais de infestação".  Havia, sim, um inseto, "solto na caixa, sem proximidade dos bombons", mas conclui que "a análise cuidadosa dos fatos demonstra ser inviável a ocorrência da penetração do inseto - sob a forma larval ou adulta - durante a fabricação do produto".


O e-mail da consumidora

A Garoto não tem higiêne em sua produção de chocolates......

Dia 28/08/01, fiz uma reclamação referente à um bombom que veio com um verme (minhoquinha branca) viva.Vieram retirar o bombom para uma análise, e me passar um laudo técnico do que podia ter acontecido.Na retirada me deixaram como consolo 02 caixas de bombons.

Dias depois me ligaram passando o tal laudo. Me disseram que realmente havia presença de vermes e que aquilo provavelmente seria problemas de armazenamento.Eu particularmente acho que se fosse um problema de armazenamento não aconteceria apenas só com a Garoto, e sim com as outras marcas também.

No dia 01/10/01, comprei mais caixas de bombons inclusive da Garoto, e logo na primeira caixa que abri, havia um inseto morto.Dia 02/10/01 enviei um e-mail reclamando, qdo. foi no dia 04/10/01 liguei para saber se haviam recebido meu e-mail. Disseram que sim e que o procedimento seria o mesmo, iriam retirar as amostras me deixar as 02 caixas de bombons, e que a resposta do laudo técnico seria que provavelmente seria problema de armazenamento das caixas.Ou seja, toda reclamação manda 02 caixas de bombons para o consumidor, e fica por isso mesmo, afinal nós consumidores ficamos felizes por ganhar alguma coisa.Percebo que a Garoto não está nem um pouco preocupados com a produção de seus chocolates, isso porque nunca nenhum consumidor abriu a boca para falar algo.Fizeram pouco caso da minha reclamação.Sei disso porque já liguei para outras marcas famosas porém até mesmo muito melhores e foram super atenciosos e preocupados, isso porque era coisa mínima o problema e não o caso de encontrar bicho nos chocolates.Ao conversar com a Srª Fátima, a mesma disse que o procedimento para todos os casos seriam o mesmo. Eu então perguntei:

Iara (consumidora) - Quer dizer então que esses bichos que eu encontro nos

chocolates são vale-brindes. (afinal ganho 02 caixas de bombons em troca).

Fátima (Garoto) - É isso mesmo.

Perguntei também para ela:

Iara - Quer dizer então que vou receber duas caixas de bombons e quando

abrir vou encontrar uma barata de brinde.

Fátima - É isso mesmo, e deu risadas.*Gentileza passar esse e-mail para todas as pessoas que vc. conhece. Assim evitamos que a Garoto faça nós consumidores de bobos.Nâo dê chocolates Garoto para seus filhos. E também não compre mais.* Favor, qdo. retransmitirem passar com cópia para Garoto,assim eles ficaram sabendo que nós consumidores estamos agindo.Obrigada,

Iara R. A. Stella

A resposta da Chocolates Garoto

Ao nos procurar, você nos deu a oportunidade que queríamos para comentar os fatos narrados num e-mail que vem circulando pela Internet, sob o título de "Chocolates com Bichos". A mensagem, cujo conteúdo deve ser do seu conhecimento, faz menção à possíveis problemas ocorridos com um produto de nossa fabricação. Cientes da responsabilidade que temos para com nossos milhares de consumidores, queremos aproveitar essa oportunidade para acrescentar dados concretos e objetivos, a fim de que você possa formar uma opinião mais exata sobre os fatos.

Acabamos de receber dos laboratórios MIP - Ecolab o laudo de identificação do material encontrado na caixa de bombons, objeto da reclamação. Trata-se de um inseto do gênero Ephestia spp, conhecido popularmente como "traças", espécies que costumam desenvolver-se principalmente em cereais e papéis, de maneira geral. Sob a forma de larva, por um período de mais ou menos 30 dias, este inseto se alimenta vorazmente, produzindo grande quantidade de resíduos e teias de seda. Já sob a forma adulta (mariposas), vivem cerca de 15 dias, período de acasalamento, quando não se alimentam. Quinze dias depois de terem morrido, suas asas muito finas quebram-se facilmente e se desintegram, inviabilizando sua identificação.

A perícia feita no produto em questão constatou a presença de 22 bombons, todos embalados corretamente, íntegros e adequados ao consumo, sem qualquer alteração de cor, textura, sabor ou sinais de infestação. O inseto descrito encontrava-se em sua fase adulta, solto na caixa, sem proximidade dos bombons. Caso tivesse penetrado na embalagem sob a forma larval sua ação seria facilmente percebida, pois atacaria o chocolate e deixaria teias e resíduos na caixa. Sob a forma adulta (mariposa) não apresenta capacidade de penetração na embalagem fechada, já que a caixa é protegida por filme plástico. O produto foi fabricado em novembro de 2000, o que descarta a hipótese de que o inseto, sob a forma adulta, tivesse penetrado na caixa durante o processo de fabricação. As informações fornecidas pela consumidora relatam que a compra do produto ocorreu em 01/10/2001 e que a caixa foi aberta no mesmo dia, tendo sido colocada numa gaveta em seu local de trabalho. Ora, o inseto encontrado estava inteiro, não indicando que tivesse morrido em um período superior a uma semana. A análise cuidadosa dos fatos demonstra ser inviável a ocorrência da penetração do inseto - sob a forma larval ou adulta - durante a fabricação do produto.

Como empresa inteiramente voltada ao consumidor a Garoto vem desenvolvendo esforços no sentido de aproximar-se cada vez mais de seu público, criando um relacionamento baseado na seriedade e respeito. Para isso mantém aberto canais de comunicação direta como telefone, correio, internet e a Casa do Consumidor Garoto, onde recebe diariamente grupos de consumidores interessados em conhecer melhor a empresa, seus produtos e serviços. A presença ativa do consumidor na empresa tem sido valiosa, auxiliando no aperfeiçoamento de produtos e na adoção de medidas que vão além da fabricação, como o controle das condições de armazenagem na distribuição e venda e consumo nos lares.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo