Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo

Polícia Militar discute com a comunidade atuação da "Gangue do Brooklin"
Julho 07, 2005

Foi realizada hoje pela amanhã, na sede da 4a. Cia. do 12° Batalhão da Polícia Militar, uma reunião entre membros da comunidade e o comando da Polícia Militar da região para discutir a atuação de uma gangue que estaria apavorando os moradores do Brooklin, segundo informou uma reportagem publicada ontem pelo Jornal da Tarde. Pela Polícia Militar participaram o Tenente Coronel Carlos da Silva Luz, comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, o Major PM Waldir Rapello Dutra, subcomandante do Batalhão, e o Tenente Wagner, comandante interino da 4a. Companhia do batalhão.

Segundo o Major PM Waldir Rapello Dutra foi efetuado um levantamento das ocorrências registradas na delegacia do bairro, e apesar que foi possível localizar uma ou outra ocorrência "não é tudo isso que fala a reportagem, e trata-se de um problema pontual. Não há motivo para o pânico", afirmou. Uma vizinha, que teve sua casa invadida em janeiro deste ano, concordou que a reportagem contém "exageros", e afirmou que "a imprensa precisa de sangue para vender".

Segundo os vizinhos, muitas vítimas não prestam queixa na delegacia devido ao temor de represálias.

O Tenente Wagner tranqüilizou os vizinhos e afirmou que o policiamento já foi reforçado na região. Informou que há menores atuando a região, que são moradores do Jardim Edith, que a polícia já prendeu várias vezes, mas devido à proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente retornam às ruas poucas horas depois. Alguns "carrocinhas" também aproveitam-se do descuido, efetuando pequenos furtos, mas a polícia só pode intervir quando há flagrante.

O Tenente Coronel Luz ressaltou a importância da colaboração da comunidade: "a Polícia trabalha com informação", disse. Explicou também que a Polícia tem recursos finitos, e não dispõe de efetivos para colocar um policial em cada esquina. "A polícia não é onipresente", explicou: "pode acontecer que passe a viatura e poucos minutos depois chegue o bandido". Mas o reforço de segurança na região vai resultar na prisão da gangue, enfatizou.

A 4a. Cia. do 12° Batalhão da Polícia Militar fica na Rua IV Centenário, 1450 - Vila Nova Conceição. Os telefones da Companhia são 3845-7663 e 3845-5956.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem