Há vontade política do PT em resolver o problema dos camelôs?
Outubro 15, 2001

Na última reunião do Fórum Permanente de Defesa de Santo Amaro, o Dr.  Roberto Pavanelli, Presidente da 102ª Subseção da OAB (Santo Amaro), questionou o Eng. Nerilton Antônio do Amaral, Administrador Regional de Santo Amaro: "Há vontade política do PT em resolver o problema dos camelôs"?

O Dr. Roberto Pavanelli

Eng. Nerilton Antônio do Amara

O Dr. Roberto Pavanelli, Presidente da 102ª Subseção da OAB (Santo Amaro)

Eng. Nerilton Antônio do Amaral, Administrador Regional de Santo Amaro

Transcrevemos textualmente a resposta do Eng. Nerilton: "Não só há vontade política como estamos resolvendo. O Largo Treze ficou muito bonito; uma feira de hortigranjeiros que há oito anos estava no local saiu de lá e não volta mais. Estamos procurando um galpão para eles alugarem. Se eles deixarem de pagar propina, que pagam até hoje, por incrível que pareça, eu sempre digo que quem paga propina é porque é trouxa, porque não tem motivo para pagar propina. Então se eles deixarem de pagar propina eles podem alugar um galpão e colocar seu negócio lá, uma feira de vinte pessoas".

O Eng Nerilton disse que os camelôs que exerciam sua atividade no início da Av. Adolfo Pinheiro saíram de lá; "voltou uma parte, mas combinamos com eles que até sexta-feira eles vão procurar outro local e não vão voltar mais para lá. Ali há até risco de atropelamento; o outro dia até eu quase fui atropelado! É um absurdo, um verdadeiro crime".

Mas, segundo o Eng Nerilton, "não só é ambulante que atrapalha; as calçadas estão todas esburacadas. Da (praça) Floriano Peixoto até o Largo Treze está todo esburacado; nós vamos consertar e vai começar a melhorar a região; pode ter certeza disso".

Ainda sobre o tema dos ambulantes, o Eng. Nerilton disse que "Nós estamos formando cooperativas de ambulantes. Tinha um ambulante que era um antigo militante sindical, foi da CUT, que não queria conversa, que queria organizar os ambulantes contra a gente, hoje foi lá conversar com a gente e disse: "Olha, eu vou conversar com vocês, porque estou achando que posso colaborar". Esse pessoal é muito desconfiado, mas agora começaram a vir, a discutir alternativas".

Mas os ambulantes não são os únicos a praticarem irregularidades: "as irregularidades dos comerciantes são maiores que as dos ambulantes. Tem sede de indústria, ali na Berrini, que ocupa a rua pública, tem banco que ocupa rua pública, tem comércio que se utiliza da via pública. Nós estamos levantando todas as irregularidades. Tem muita residência e comércio que pagam IPTU abaixo do valor devido, já que não foi regularizada a habitação. Tem que fazer um levantamento; tem que cobrar. Se regularizasse, dobra a arrecadação e não haveria necessidade de aumentar o IPTU. Tem grandes empresas que não pagam IPTU há dez anos. Acho que as irregularidades foram se avolumando e crescendo, e ninguém dava bola para o que é legal, o que é correto. Tem que começar a reverter, a mudar isso, as pessoas respeitarem a Lei e fazer as coisas legais, e reconstruir Santo Amaro, que é o que nós queremos".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo