CPTM inaugura estação de trem 'Autódromo' na linha C
Por Gislene Vieira Pereira
Outubro 17, 2007

O Governo do Estado entregou hoje a Estação Autódromo, primeira unidade do novo trecho da Linha C (estações Autódromo, Interlagos e Grajaú) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A estação fica a 600 metros do circuito de Interlagos e entra em operação antes do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, atendendo, além dos moradores da Capital, os milhares de turistas que irão até o circuito de Interlagos nos dias 19, 20 e 21, quando acontece o evento.

José Serra, governador do estado de São Paulo, encara a obra como a concretização do sonho de construir um "metrô de superfície". "Todos sabemos as dificuldades que os cidadãos enfrentam no transporte de São Paulo. A nova estação é uma alternativa para que eles possam trabalhar, ir ao médico ou visitar um parente", diz o governador.

O secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, estima que cerca de 5 mil usuários utilizarão a nova estação diariamente e serão beneficiados com uma diminuição de 25% do tempo gasto nas viagens. O investimento para a expansão das três novas estações é de 16 bilhões de reais em 4 anos, até o término das obras, quando a região Metropolitana terá cerca de 240 km de linhas férreas.

Com a expansão dos trens até a nova estação, os moradores da região terão uma opção rápida e segura para se locomoverem. Carmen Dias, moradora do Jardim Satélite, utilizava o ônibus nas viagens pela cidade e agora está certa que vai ganhar tempo com a inauguração da estação. Outra moradora da região, a artesã Katia Barbosa, conta feliz os novos planos: "poderei ir até a 25 de março com mais facilidade para comprar os materiais que utilizo em meus trabalhos". Além disso, a inauguração da estação Autódromo auxiliará no desenvolvimento imobiliário e no comércio local e já trouxe outros benefícios: a Prefeitura providenciou novos calçamentos, construiu e reformou muros, pavimentou ruas, implementou sinalizações viárias e reorganizou o transporte coletivo da região.

A Linha C transporta diariamente a média de 130 mil usuários. Com a extensão, que compreende mais 8,5km de via e três novas estações, a CPTM estima aumento de 55% no número de pessoas transportadas, totalizando a média de 200 mil usuários/dia. Para atender essa demanda, a linha contará com incremento de 16 novos trens, sendo que doze deles já encomendados. Nos horários de maior movimento, o intervalo entre as composições será reduzido dos atuais nove minutos para quatro.

Promessas
José Serra promete reduzir o intervalo entre trens a 4 minutos, duplicar o número de passageiros transportados até 2010 e reduzir o horário do percurso.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo