Moradores podem diminuir a quantidade de entulho na região de Pinheiros
Por Gislene Vieira Pereira
Março 20, 2007

A questão dos entulhos jogados nas ruas da região de Pinheiros está longe de ser solucionada. Todos os dias a sub-prefeitura do Itaim Bibi retira 15 caminhões com restos de materiais utilizados em obras, além de móveis velhos e outros tipos de entulho. Mesmo assim há dificuldade em manter as calçadas limpas pois a quantidade diária de entulho é grande, o que dificulta a passagem dos pedestres, traz problemas ambientais e diminui os espaços de lazer para a população local.

Elias Nachle, subprefeito de Pinheiros,  disse no último encontro do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) do Itaim Bibi, realizado no dia 13 de março, que há 75 pontos viciados que recebem entulhos na região e que o  maior responsável por isso são os próprios moradores. "O morador contrata um carroceiro que despeja o material em qualquer lugar, pois ele não é regularizado e por isso não tem preocupação se o local é apropriado ou não", diz o subprefeito. Locais utilizados para jogar entulhos como os da avenida Juscelino Kubitschek estão retirando a função do ecoponto existente na avenida dos Bandeirantes que foi criado com a finalidade de recolher de forma regular os resíduos da construção civil. Por causa do sub-aproveitamento do depósito, há a possibilidade de desativação do mesmo.

Nos ecopontos existentes na cidade de São Paulo, pequenos volumes de resíduos podem ser despejados. Porém há uma ressalva: eles recebem até 1 metro cúbico de resíduos por pessoa diariamente. Sempre que o morador necessitar o serviço de retirada de entulho com volume acima de um metro cúbico ele deve contratar uma empresa cadastrada na prefeitura responsável pelo  recolhimento, transporte e destinação dos resíduos para locais adequados. A relação das empresas regulamentadas pode ser vista em www.limpurb.sp.gov.br.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo