Dorivaldo Andrade Ribeiro mentiu à comunidade, afirmam moradores do Itaim Bibi e da Vila Olímpia
Maio 10, 2006

Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Itaim Bibi de 11 de Abril de 2006 o economista Dorivaldo Andrade Ribeiro, subprefeito interino de Pinheiros, respondeu aos questionamentos da comunidade quanto a permanência do Eng. José Antônio De Angelis à frente da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano com uma afirmação contundente: "A equipe vai permanecer a mesma", afirmou: "Não muda nada. Eles só saem da subprefeitura se quiserem". Na ocasião, Andrade Ribeiro elogiou publicamente a competência do Eng. De Angelis no comando de cerca de 300 ações fiscalizatórias em bares, restaurantes e casas noturnas, realizadas "para conseguir dar um pouco de tranqüilidade à população de São Paulo". 

Dois dias depois, Andrade Ribeiro exonerou o Eng. De Angelis de suas funções para, segundo o último, "colocar alguém de sua confiança no cargo".

Os moradores do Itaim Bibi e da Vila Olímpia reagiram com indignação à falta de palavra de Andrade Ribeiro, e na reunião do CONSEG do mês de maio apresentaram um abaixo-assinado solicitando a permanência do ex-Coordenador na subprefeitura. Muitos dos participantes da reunião estranharam que após a saída do Eng. De Angelis aumentou o número de bares e casas noturnas que abriram ilegalmente na região. Causou estranheza também a informação de Fernando Salles, que representou o subprefeito na reunião, que os comandos integrais de fiscalização ("aqueles nos quais todas as forças municipais, estaduais são invocadas no intuito de inibir os excessos praticados pelos comércios") tenham sido suspensos.

O próprio De Angelis declarou-se "surpreso" com a decisão de Andrade Ribeiro, e considerou "muito estranha" sua saída da subprefeitura: "eu gostaria de ficar na área, até para continuar desenvolvendo o trabalho que o Dr. Marsiglia vinha fazendo a frente da subprefeitura". Questionado pelos presentes se ele quis sair, respondeu: "eu não queria, e não quero, mas como bom soldado estou cumprindo a determinação do subprefeito".

Diversas autoridades presentes à reunião manifestaram sua solidariedade com o Eng. De Angelis, que participou da reunião em caráter pessoal. O Dr. Mauro Guimarães Soares, delegado Titular do 15º DP - Itaim Bibi, após desejar que o Eng. De Angelis continue na subprefeitura, afirmou que no período no qual ex-Coordenador esteve na subprefeitura de Pinheiros "nunca chegou à Delegacia nenhuma denúncia relativa a improbidade administrativa ou qualquer crime praticado por qualquer agente da prefeitura, ao contrario do que acontecia em outras épocas aqui em São Paulo". A Inspetora Ivone Cyriaco, da Inspetoria de Pinheiros da Guarda Civil Metropolitana, lembrou que a postura do De Angelis "sempre foi a correta e honesta", atuando sempre "com muita boa vontade", fazendo "o melhor que podia e até o que não podia", e apesar de ter sido ameaçado várias vezes, "se manteve ali, firme".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo