Começa a funcionar em São Paulo a mais nova arma de combate à violência
Sistema garante sigilo absoluto ao denunciante
Outubro 25, 2000
O Disque-Denúncia, que permite a todo morador de São Paulo cadastrar suas denúncias
pelo telefone 0800-156315, protegido pelo mais absoluto sigilo, já está funcionando. O
programa, fruto de parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência (SPCV) e a
Secretaria de Segurança Pública do Estado, foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 25,
pelo governador Mário Covas.
Covas comentou a visão precisa do SPCV no combate um problema com origens que muitas
vezes extravasam a atividade policial. Ele destacou a vulgarização da violência em
todas os segmentos da sociedade onde os protagonistas pertencem ás diversas classes
sociais. ' A raiz da violência não está na maior ou menor presença do aparelho
policial e sim na maior ou menor razão dos eventos que dentro da sociedade estimulam seu
crescimento'.
Covas reafirmou a necessidade de engajamento de toda a população na luta contra a
violência e citou a desestruturação familiar que acaba levando a criança a descobrir
os caminhos da droga, como uma das várias causas. 'O Instituto entendeu com absoluta
competência que essa luta exige mais do que os poderes constituídos que é o combate
acirrado de toda a sociedade', disse.
Ligado a uma central onde profissionais de telemarketing estarão a postos 24 horas por
dia, sete dias por semana, o Disque-Denúncia vai receber informações sobre todo tipo de
crime, de violência ou qualquer problema que afete a segurança da população. Depois de
feita a denúncia, uma equipe de analistas de segurança formada por policiais civis e
militares designados pela Secretaria de Segurança Pública, e profissionais
especializados irão analisar as informações para encaminhar as ocorrências às
autoridades competentes.
O atendimento das ligações do Disque-Denúncia será feito por 36 operadores da Atento,
a maior empresa de gestão terceirizada de tele-atendimento do Brasil, de acordo com
contrato assinado hoje com o SPCV. 'Disponibilizamos dez pontos de atendimento e temos
capacidade para receber mais de 30 mil chamadas por mês', disse o presidente da Atento
Brasil, Martin Hackett. Ele observou que a empresa está preparada para aumentar
rapidamente sua capacidade caso a demanda seja superada.
Hackett explicou que o sistema utilizado pela Atento está ligado on-line com a base de
dados da Prodesp, para consulta de cadastros e busca de antecedentes criminais dos
denunciados. 'É um sistema que garante total segurança das informações recebidas sem
qualquer possibilidade de identificação do denunciante', disse.
A garantia de sigilo para tranquilidade do informante é a principal novidade do programa.
'Toda vez que uma denúncia for feita a pessoa receberá uma senha que possibilitará o
acompanhamento das providências tomadas sem que haja necessidade de qualquer outra
identificação por parte do informante', disse Eduardo Capobianco, presidente da
diretoria do Instituto São Paulo Contra a Violência. Ele lembrou que o sistema vai
trazer benefícios a todos e que o Instituto estará em permanente contato com a polícia.
'Teremos reuniões permanentes para apresentar sugestões e acompanhar as resoluções
dadas aos casos encaminhados pelo Disque-Denúncia, observou.
Para os moradores do Interior do Estado, o Disque-Denúncia está disponível pelo
telefone (0xx11) 6224-3040.Sistema garante sigilo absoluto ao denunciante
Outubro 25, 2000
O Disque-Denúncia, que permite a todo morador de São Paulo cadastrar suas denúncias
pelo telefone 0800-156315, protegido pelo mais absoluto sigilo, já está funcionando. O
programa, fruto de parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência (SPCV) e a
Secretaria de Segurança Pública do Estado, foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 25,
pelo governador Mário Covas.
Covas comentou a visão precisa do SPCV no combate um problema com origens que muitas
vezes extravasam a atividade policial. Ele destacou a vulgarização da violência em
todas os segmentos da sociedade onde os protagonistas pertencem ás diversas classes
sociais. ' A raiz da violência não está na maior ou menor presença do aparelho
policial e sim na maior ou menor razão dos eventos que dentro da sociedade estimulam seu
crescimento'.
Covas reafirmou a necessidade de engajamento de toda a população na luta contra a
violência e citou a desestruturação familiar que acaba levando a criança a descobrir
os caminhos da droga, como uma das várias causas. 'O Instituto entendeu com absoluta
competência que essa luta exige mais do que os poderes constituídos que é o combate
acirrado de toda a sociedade', disse.
Ligado a uma central onde profissionais de telemarketing estarão a postos 24 horas por
dia, sete dias por semana, o Disque-Denúncia vai receber informações sobre todo tipo de
crime, de violência ou qualquer problema que afete a segurança da população. Depois de
feita a denúncia, uma equipe de analistas de segurança formada por policiais civis e
militares designados pela Secretaria de Segurança Pública, e profissionais
especializados irão analisar as informações para encaminhar as ocorrências às
autoridades competentes.
O atendimento das ligações do Disque-Denúncia será feito por 36 operadores da Atento,
a maior empresa de gestão terceirizada de tele-atendimento do Brasil, de acordo com
contrato assinado hoje com o SPCV. 'Disponibilizamos dez pontos de atendimento e temos
capacidade para receber mais de 30 mil chamadas por mês', disse o presidente da Atento
Brasil, Martin Hackett. Ele observou que a empresa está preparada para aumentar
rapidamente sua capacidade caso a demanda seja superada.
Hackett explicou que o sistema utilizado pela Atento está ligado on-line com a base de
dados da Prodesp, para consulta de cadastros e busca de antecedentes criminais dos
denunciados. 'É um sistema que garante total segurança das informações recebidas sem
qualquer possibilidade de identificação do denunciante', disse.
A garantia de sigilo para tranquilidade do informante é a principal novidade do programa.
'Toda vez que uma denúncia for feita a pessoa receberá uma senha que possibilitará o
acompanhamento das providências tomadas sem que haja necessidade de qualquer outra
identificação por parte do informante', disse Eduardo Capobianco, presidente da
diretoria do Instituto São Paulo Contra a Violência. Ele lembrou que o sistema vai
trazer benefícios a todos e que o Instituto estará em permanente contato com a polícia.
'Teremos reuniões permanentes para apresentar sugestões e acompanhar as resoluções
dadas aos casos encaminhados pelo Disque-Denúncia, observou.
Para os moradores do Interior do Estado, o Disque-Denúncia está disponível pelo
telefone (0xx11) 6224-3040.
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