Conselho Regional do Movimento DEGRAU discute, em Santo Amaro, plano de ação para 2003.
Dezembro 05, 2002

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

Movimento DEGRAUO Conselho Regional do Movimento DEGRAU reuni-se, hoje pela manhã, na sede da Distrital de Santo Amaro da a Associação Comercial de São Paulo, para discutir o plano de ação para 2003 (foto à direita, clique para amplia-la).

O Movimento é uma iniciativa conjunta da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas (REBRAF). Seu principal objetivo é oferecer -através do Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho- perspectivas para a juventude através de inclusão de aprendizes adolescentes no mundo do trabalho, sob amparo da Lei 10.097. O Programa conta com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego do SESCON/SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) e da ABRH (Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos).

A Constituição Federal proíbe qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos. Ao mesmo tempo que trabalha, o aprendiz.recebe formação técnico-profissional  por meio de um curso teórico, na profissão à qual está se capacitando. Para o Movimento Degrau, a entrada no mundo do trabalho deve estar pautada num processo educativo, por meio do qual o jovem pode adquirir conhecimento sobre as práticas e as teorias que norteiam o cotidiano da esfera produtiva e ter oportunidade de escolha e capacitação no seu processo de definição profissional. Os empregadores, além de oferecer vagas, estão sendo convocados para assumir o papel de educadores dispostos a transformar suas cidades em sociedades do conhecimento, e construir a justiça e a segurança social através de uma ação pró-ativa, de modo a que todos tenham oportunidade de trabalhar, considerada a importância do trabalho para as relações sociais, a construção da identidade, a participação na vida comunitária e a perspectiva de vida.

No site do Movimento ( http://www.degrau.org.br ) é possível encontrar mais informações, assim como os formulários para que empresários e adolescentes se cadastrem no Movimento.

 [ Envie uma mensagem ] ao Movimento Degrau

[ Imprima ] esta reportagem