Como fotografar paisagens
por Jorge Marmion
Editor do portal Sampa Online

Vamos supor que você, que não é fotógrafo mas gosta de fotografar,  vá a Paris. A tentação de tirar uma foto da Torre Eiffel é grande, mas esqueça: compre um cartão postal ou fotos profissionais. Você tem de ter MUITA sorte para conseguir a combinação de fatores que contribuem para um registro atraente. Dedique-se a fotografar aquilo que para os fotógrafos locais não é vendável mas para você merece uma lembrança.

Clicando

A recomendação básica para fotografar paisagens é: utilize o menor índice ASA (50 ou 25) e o maior "f-stop" possível; "f11" é o mínimo aceitável; "f22" é aconselhável. Maiores "f-stop" você só consegue em lentes profissionais.

Em uma paisagem clássica deve haver um equilíbrio entre todos os elementos, convidando o espectador a percorrer todos os espaços da foto. Geralmente não há em um registro de paisagem um elemento principal de interesse: todos os elementos tem um peso equivalente:

Ao meio dia você consegue uma luz "dura", que projeta sombras pouco acentuadas. É ideal para paisagens com grandes áreas planas:

Paissagem

De manhã cedo ou à tarde (lá pelas 16h) você consegue uma iluminação lateral ideal para fachadas de prédios. Note que quanto mais cedo ou mais tarde maior será a refração da luz solar, que dará um tom alaranjado a sua foto:

Lembre que quanto maior o "f-stop", maior a profundidade de campo, mas menor a velocidade de disparo. Provavelmente você usará uma velocidade de 1/125s, 1/60s ou talvez menor. Para efetuar um registro perfeito, e evitar quaisquer efeitos desagradáveis resultantes de tremor ao efetuar o disparo, utilize um tripé e, se sua câmera não aceita um disparador externo, use o disparo retardado (dois segundos é suficiente).

[ Próximo Capítulo ] [ Capítulo Anterior ] [ Índice ]

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo