Noções básicas de Composição
por Jorge Marmion
Editor do portal Sampa Online

A disposição correta dos elementos na foto é o primeiro cuidado que o fotógrafo deve tomar para que resultado seja satisfatório. Mesmo que a foto registre uma cena interessante, esteja perfeitamente iluminada e corretamente focada, uma composição inadequada subtrairá peso ao resultado, tornando-o pouco atraente.

Você já pensou porque o papel A4 tem essa proporção entre largura e altura? Ou uma foto 10 x 15? Há certas formas geométricas que são mais agradáveis que outras. Este fato foi descoberto há milhares de anos, e utilizado, entre outros,  pelos egípcios na construção das pirâmides, e pelos gregos na construção de edificações (o Partenon é um exemplo clássico).

A forma geométrica mais agradável é o que se conhece como Retângulo Áureo, um retângulo cujas proporções estão matematicamente determinadas. Sem entrar em detalhes, um Retângulo Áureo têm esta forma (as linhas internas revelam detalhes de sua construção):

Retangulo aureo

Uma composição agradável resultará na distribuição correta dos elementos da foto dentro deste retângulo. Como distribui-los? Há uma regra, derivada da forma do Retângulo Áureo, que utiliza os chamados Pontos Áureos para determinar onde situar os elementos registrados em uma foto (ou quadro, tanto faz). Os Pontos Áureos estão localizados na intersecção das linhas horizontais e verticais desenhadas dividindo largura e altura por três. Veja:

Qualquer elemento situado em um dos pontos áureos ganha peso visual, dando destaque o assunto e ajudando a definir o assunto da imagem.

Observe a foto abaixo:

A focalização é perfeita e a iluminação correta, mas a composição é inadequada. O sujeito foi centralizado, ocupando um dos segmentos imaginários do Retângulo Áureo, mas nos outros dois segmentos não há absolutamente nada que contribua para a foto. Ou seja, só um terço da foto presta; o resto é descartável. Observe o que acontece se apagamos os  segmentos laterais.

A foto continua mostrando exatamente o mesmo assunto (aliás, ficou bem melhor). Isto é, os segmentos retirados da foto realmente em nada contribuíam para o conjunto.

Observa, agora, um outro registro do mesmo assunto ("Olha eu em ......"), fotografado em La Havana (Cuba):

Qual é o primeiro elemento que você notou ao olhar? Muito provavelmente o retrato do Che Guevara, já que ocupa um dos Pontos Áureos. O sujeito (o "eu" da foto, que não é quem escreve este curso) aparece no segmento à direita, e não contribui a desviar a atenção da foto; simplesmente a complementa. O assunto "Olha eu em La Havana" está perfeitamente caracterizado.Tente (mentalmente) "cortar" esta foto sem descaracteriza-la. Não vai conseguir. Qualquer corte afeta o conjunto. É, portanto, uma boa composição. 

Observe, por último, o quadro São Jorge e o Dragão, de Rafael:

Onde está o dragão? Exatamente em um dos pontos áureos. Não é por acaso que esta ali; é o lugar onde deveria estar, já que atrai imediatamente a atenção. Note, também, que em nenhum dos outros pontos áureos há qualquer detalhe de interesse, o que reforça a figura do dragão.

Portanto, na próxima foto que você tire onde houver um sujeito, olhe para o visor, imagine os pontos áureos e pergunte-se: o que há nos pontos áureos (ou, pelo menos, em um deles)?

[ Próximo Capítulo ] [ Capítulo Anterior ] [ Índice ]

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo