Comando da Polícia Militar inaugura nova sede do CPA/M 10, em Santo Amaro
Outubro 25, 2002

Galeria de ComandantesFoi inaugurado hoje, com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Alberto Silveira Rodrigues, do Secretário Adjunto de Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, do Bispo Dom Fernando, representantes municipais, estaduais e federais e outras altas autoridades a nova sede do Comando de Policiamento de Área de Zona Sul, o CPA/M 10.

O CPA/M 10 foi criado em 2.000, e atualmente está sob o comando do Coronel PM Elizeu Eclair Teixeira Borges, o CPA/M 10, sendo responsável pelo policiamento ostensivo de uma área que corresponde a aproximadamente 42% da região metropolitana, incluindo os bairros de Santo Amaro, Cidade Ademar, Campo Grande, Pedreira, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Marsilac.

O CPA/M 10, segundo seu comandante, O Coronel Eclair, "no curto tempo de sua existência já incorporou e desenvolve a filosofia de polícia comunitária, inspirada no mais absoluto respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana, solidificando uma visão humanística e promovendo a aproximação comunitária, como essencial para a busca da paz social". Para o Cel. Eclair, a nova sede vai "aumentar a estima dos policiais que aqui labutam, com acomodações condizentes e à altura de sua missão". 

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Alberto Silveira Rodrigues, disse que o policial só pode corresponder à expectativa de trabalho com qualidade, pelo qual é cobrado, quando o local onde trabalha também tem qualidade. "Nós, da Polícia Militar, resolvemos dar um basta em certas situações", disse o comandante. "Houve um tempo  em que nós, policiais militares, aceitávamos lixo: móveis usados, cadeiras rasgadas, sofás rotos. O que é lixo para os outros também é lixo para nós,  policiais militares". O Coronel Rodrigues também ressaltou a importância do auxílio da comunidade: "A Polícia Militar sozinha, apesar dos esforços, das vidas, da saúde e do esforço físico dos policiais militares não irá vencer a batalha contra o mal se não contar com o auxílio da comunidade".

O Secretário Adjunto de Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, fazendo referência às críticas de um dos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, afirmou que a Secretaria de Segurança Pública não aceitará calada "as críticas que a Polícia vem recebendo, sobretudo agora que é época de eleição, e sobretudo partindo de quem parte, que nunca em momento algum ajudou à Polícia de São Paulo"

Após a inauguração oficial da sede, foi descoberta a placa em homenagem ao primeiro comandante do CPA/M 10, o Coronel Jovair Rodrigues da Silva

Leia também a reportagem publicada em março de 2.000: Novo Comandante do CPA/M1O fala à comunidade

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem