O Corredor Nove de Julho-Santo Amaro passa por amplo programa de recuperação
Junho 13, 2002

O Corredor Nove de Julho-Santo Amaro está passando por um amplo programa de recuperação. Com o projeto realizado pela Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), a proposta de requalificação modificará toda a extensão do trajeto, que liga os terminais João Dias e Santo Amaro ao Terminal Bandeira, na região central de São Paulo.

Acertos dos traçados das avenidas em pontos críticos e revisão da sinalização de tráfego para melhoria das condições de segurança fazem parte do projeto, que tem o envolvimento das secretarias de Implementação das Subprefeituras e dos Transportes, com o apoio de quatro regionais: Sé, Pinheiros, Vila Mariana e Santo Amaro.

A implantação do projeto paisagístico prevê o aumento das áreas permeáveis, recapeamento das pistas e tratamento das calçadas e fachadas das construções ao longo das avenidas. 

As plataformas de acesso aos ônibus serão modificadas para facilitar espera, embarque e desembarque de passageiros. Haverá adição de equipamentos como bancos e lixeiras, rampas para acesso e faixas de piso com alerta para a segurança de pessoas com deficiência visual.

A região receberá paisagismo com o plantio de árvores adultas e arbustos nos canteiros centrais. Nas calçadas foi proposto um tratamento homogêneo com a colocação de ladrilhos hidráulicos.

Os moradores, lojistas e empresários estão sendo incentivados a promover a recuperação das calçadas e fachadas de casas, lojas e escritórios, por meio de linhas de crédito específicas para esta finalidade. 

Parada dos Eucaliptos, fachadas do túnel Nove de Julho e o cruzamento das avenidas São Gabriel e Juscelino Kubitscheck terão um tratamento paisagístico concentrado. Parte das obras já foi concluída. A Praça dos Eucaliptos, amplamente arborizada com árvores adultas de diversas espécies nativas, como o jacarandá, a resedá, pitangueira e jabuticabeira vai ser entregue à população no início de agosto.

O que contribuiu para a viabilização dessas obras, cuja previsão de entrega é para o final do ano, foi uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Paulo e a Telefônica.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem