As estatísticas confirmam: presença de camelôs aumenta criminalidade
Julho 28, 2007

Todos os camelôs que comercializavam irregularmente suas mercadorias no Largo Treze de Maio (Santo Amaro, Zona Sul) e imediações foram recentemente removidos da região em uma operação realizada pela Subprefeitura local, que contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

A conseqüência na área policial foi imediata: os índices de criminalidade na região -especialmente furto e roubo a transeunte- caíram sessenta por cento.

Mas com o fim da operação, e a redução do efetivo destacado para combater o comércio ilegal, muitos ambulantes voltaram: "não tem jeito: o pessoal retoma, e retoma de uma forma um pouquinho diferente", explicou o Capitão Ben-Hur Araújo Junqueira Neto, comandante da 1ª Companhia do 22° Batalhão da Polícia Militar. Mesmo assim, o oficial afirmou que os níveis de criminalidade na região reduziram bastante: "Hoje não podemos falar em uma redução de 60%", disse, "mas os níveis ainda estão num patamar baixo, bem mais reduzido do que acontecia antigamente", afirmou.

Planos

O Capitão Ben-Hur informou que o Largo Treze de Maio foi declarado uma  AISP (Área de Interesse de Segurança Pública), e explicou que recursos policiais destacados para uma AISP "não podem ser tirados em hipótese alguma".

Como recentemente a Companhia recebeu um reforço considerável de policiais, que completaram seu quadro, uma nova modalidade de policiamento será implementada nas próximas semanas: o policiamento de bicicleta: "Nós vamos dar uma mobilidade muito maior para nossos policiais, dando-lhe uma área de cobertura muito maior.", explicou o oficial.

Apesar do aumento de recursos, o Capitão Ben-Hur declarou que considera insuficientes os recursos destinados à região, e que já preparou um projeto que prevê um maior número de efetivos. "E o número que nós colocamos nesse projeto ainda não foi atingido", explicou.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo