André Mantiqueira, novo delegado titular do 11°DP (Santo Amaro), apresentou-se à comunidade.
Fevereiro 25, 2003 

Dr. André MantiqueiraO Dr. André Mantiqueira (foto à direita), novo delegado titular do 11°DP (Santo Amaro) dialogou com a comunidade na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do bairro, realizada no dia 24 de fevereiro de 2003.

O Dr. André, que já acumula 14 anos como Delegado, os últimos três como Delegado Titular, foi transferido do 99DP (Campo Grande), onde exercia a titularidade. Segundo o Dr. Reinaldo Correia, Delegado Seccional da 6a. Delegacia de Polícia, responsável pela transferência, "Santo Amaro precisava de um delegado de ponta para tocar o Distrito Policial".

"Podem ter certeza que o trabalho que pretendo realizar em Santo Amaro vai ser igual ou melhor que o que fizemos no 99° DP, não só pela reforma [das instalações da Delegacia] mas pelo relacionamento com a comunidade", afirmou o novo Delegado: "nosso trabalho é serio, sou obstinado, metódico e gosto das coisas certas".

Para o Dr. André o 11°DP não é "um bicho de sete cabeças", apesar de ser um Distrito "pesado e bastante carregado". A triste fama do Largo Treze como um dos locais mais perigosos do Brasil, alimentada pela imprensa, é, segundo o Delegado, infundada. Apesar que por ali circulam diariamente um milhão de pessoas, às quais se somaram recentemente mais 160.000 devido à inauguração da Linha 5 (Lilás) do Metrô, só aconteceram 268 casos de roubo a transeuntes (NR: roubo é quando há utilização de violência física ou ameaça) em 2002, um número bem menor que em 2001, quando foram registrados 332 casos. Estatisticamente representa menos de uma ocorrência por dia. "O Largo Treze de Maio não merece a fama que tem", afirmou o Dr. André. 

Questionado sobre a desativação da carceragem do Distrito, um pleito antigo da comunidade, o Dr. André reconheceu o "trabalho homérico" feito pelo Governador Geraldo Alckmin com a construção de CDPs (Centro de Detenção Provisória), destinados a abrigar os presos que hoje superlotam as carceragens dos Distritos."Hoje temos 153 presos na carceragem, cuja lotação máxima é de 65 pessoas, mas a situação já foi bem pior", afirmou o Dr. André. Enquanto o Distrito não entra para o seleto clube das Delegacias cujas carceragens foram desativadas, cujo padrão de atendimento é diferenciado, o Dr. André faz questão que "a população seja bem atendida, independente do traje da pessoa".

Reafirmando sua confiança no novo Delegado, o Dr. Reinaldo Correia solicitou à comunidade um voto de confiança: "Em mais alguns meses o pessoal da região vai estar muito contente", afirmou.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

NOTA: É permitida a reprodução parcial ou total desta reportagem desde que citado: "Fonte: Portal Sampa Online (www.sampaonline.com.br".