O major Waldir Rapello Dutra, comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar, destacou o desempenho das companhias sob seu comando.
Dezembro 02, 2004
Por Joyce Ribeiro

Major PM Waldir Rapello DutraO Major PM Waldir Rapello Dutra é o comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar Metropolitana. A área de atuação sob seu comando abrange os bairros de Campo Belo,  Moema, Brooklin, Saúde, Cursino, Planalto Paulista (à esquerda da Av.  Indianópolis), Vila Mariana, Ibirapuera, Jd. Lusitânia, Santa Catarina, Jd.  Aeroporto e Vila Olímpia.

O Major Dutra informou à comunidade, na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do 27° DP (Campo Belo), sobre o desempenho das cinco companhias sob seu comando. Declarando-se satisfeito, apresentou dados que comprovam a atuação positiva de toda a equipe.

Segundo ele, houve uma redução de 21% dos delitos, como roubo de veículos e furtos em geral, cometidos na região. Houve também uma leve redução no tráfico de drogas, fruto das constantes operações realizadas nas favelas. Graças à atuação do policiamento velado, policiais sem uniforme responsáveis por investigar casos especiais, duas quadrilhas de seqüestradores já foram presas, o que resultou em uma diminuição dos seqüestros-relâmpago.

Com a chegada das novas viaturas, o 12ºBPMM aumentou em 39% seu poder de patrulha. Sendo assim, o número de flagrantes cresceu consideravelmente: "É com viaturas, com meios, que se faz polícia", afirmou Dutra. Quinze motos da Força Tática, das quais dez circulam, complementam o patrulhamento da região. Uma base comunitária (trailer) foi instalada em frente ao Shopping Morumbi.

Desde agosto, 1.100 motocicletas já foram apreendidas por documentação irregular, falta de licenciamento ou ainda por não atender às especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, houve uma redução de 55,24% nas ocorrências de roubo com utilização de motocicletas. Após tiradas de circulação, as motos são levadas para o pátio no próprio batalhão. A liberação da moto é feita pela Divisão de Fiscalização do Detran, somente quando a documentação estiver regularizada.

Vários moradores presentes à reunião elogiaram a atuação do policiamento comunitário, no qual são criados GPP's (Grupos Permanentes de Patrulha), responsáveis por vigiar determinados quarteirões do bairro. O benefício é tanto dos moradores quanto dos policiais, que passam a conhecer melhor os freqüentadores e residentes da região.

O Major Dutra, com 27 anos de polícia, lidera atualmente 970  homens e conta com a ajuda de cinco capitães. No entanto, ele destacou que mesmo com as novas viaturas, ainda há defasagem de efetivo, isto é, não há policiais suficientes para atender toda a região. O problema é agravado já que alguns policiais se encontram afastados devido a atividades que estão realizando dentro da própria Polícia Militar. Mas destacou: "O governador Alckmin se preocupou em modernizar a polícia. Hoje, temos um critério técnico no policiamento, inclusive com mapeamento da incidência criminal".

O comandante Dutra lembrou ainda que no final de mandato do governo Marta Suplicy é impossível dar encaminhamento a projetos porque "todos fecham as portas, enquanto as novas ainda nem foram abertas".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo