Conselho Comunitário de Segurança do 27º Distrito Policial (Campo Belo) organiza abaixo-assinado para desativar a carceragem do distrito.
Andrezza Carvalho Arnone
Julho 09, 2002 

O Governo do Estado de São Paulo deve receber do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) até o final deste mês, uma solicitação de remoção de presos e desativação da carceragem do 27º Distrito Policial, no Campo Belo, zona sul. Segundo Carlos Martins, presidente do Conseg da região, a superlotação das celas é o principal motivo do pedido. São cerca de 160 detentos para 48 vagas, ou seja, mais de cem presos além do permitido. 

Uma das preocupações de Carlos Martins é com as tentativas de fuga que podem ser facilitadas pelo aglomerado de presos. “Apesar de o delegado do 27ºDP ser muito competente, não é bom arriscar.” Além disso, com mais de cem homens para serem vigiados, o trabalho dos policiais fica comprometido, pois, enquanto aumenta a atenção dentro da delegacia, a patrulha nas ruas é prejudicada. “Com tantos presos para olhar fica difícil abandonar o distrito para policiar as ruas.” 

A superlotação das celas no Campo Belo também impede o início de um projeto social que deve ser realizado em um prédio ao lado da delegacia. “Não podemos implantar qualquer tipo de atividade com crianças ou adultos ao lado de um lugar cheio de infratores”, diz Carlos Martins. “Primeiro temos de resolver o problema para depois realizar algum tipo de trabalho.” 

Com a desativação da carceragem, os presos removidos serão encaminhados para o Centro de Detenção Provisória. Ainda não há nada definido quanto à reforma no local, mas, segundo o presidente do Conseg, a intenção é transformar o 27ºDP em delegacia Poupatempo, como o 15º DP, no Itaim Bibi. 

Para agilizar o processo de retirada dos detentos, o Conselho Comunitário de Segurança estará no domingo, dia 14 de julho, das 9h às 14h, no Largo de Moema, próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida, recolhendo assinaturas para finalizar o abaixo assinado que deve ser entregue às autoridades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3262-2738.

[ Entre em contato ] com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do 27º Distrito Policial

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem