Delegado Titular do  27° DP alerta sobre duas novas modalidades de roubo.
Maio 20, 2004

O Dr. Uribacyr Pires da Silva, delegado Titular do 27° DP (Campo Belo), alertou à comunidade, na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do bairro, sobre duas modalidades de roubo.

O golpe do suposto policial

Segundo o Dr. Ubiracyr, há pessoa que se apresentam nas residências "identificando-se como policiais, mostram carteira, algema, aquela parafernália toda" e alegam algum motivo para entrar na casa. "Seu carro atropelou uma pessoa e é necessário fazer uma perícia", é um dos vários motivos alegados. Após que a pessoa abre a casa, quem  se identificou como policial acaba roubando a residência. O Dr. Ubiracyr afirmou que recentemente foram registrados sete casos no 27° DP e treze casos na área nobre da Secional Sul.

"Mesmo que seja polícia "quente" não abra a porta", aconselhou o Dr. Ubiracyr: "Pode ser polícia, pode ser quem for, sua casa é inviolável, e só pode entrar com mandado de busca e apreensão".

Invasão de residências 

Outra ocorrência comum é a invasão de residências na entrada ou saída dos moradores, principalmente de manhã ou à noite. Mas este tipo de ação criminosa, freqüente nas áreas residenciais da Zona Sul, sofreu uma variante: "agora estão levando o vigia da rua junto" para dentro das residências roubadas.

A ação dos criminosos é facilitada pelo descuido dos próprios moradores, que chegam à sua garagem e acionam o portão automático sem prestar atenção à presença de estranhos na rua. "Nós temos que ser vigilantes de nós mesmos", aconselhou o Dr. Ubiracyr: "não vai ter polícia vinte e quatro horas na sua casa". 

Ao chegar em casa, verifique a presença de veículos desconhecidos, com ocupantes, nas imediações. Na dúvida, dê uma volta ao quarteirão e, se for o caso, solicite o auxílio da Polícia Militar. Ao sair, efetue uma verificação visual prévia da porta de sua residência (não do portão da garagem) e na presença de estranhos em atitude suspeita acione a  Polícia Militar.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem