Prudência e atenção: garantias de uma compra online segura
Janeiro 11, 2005

O significativo aumento do número de compras através do comércio eletrônico no Brasil - só em 2004 o setor cresceu 42% - traz uma preocupação: é seguro comprar pela internet?

A experiência daqueles que já se acostumaram completamente com a rede diz que sim. É fácil, rápido e cômodo. Com alguns cliques o comprador acha o produto que deseja e paga com o cartão de crédito. É justamente no momento do pagamento é que entra o receio de muita gente. Não parece prudente revelar dados tão confidencias a um site que nem se sabe onde fica. 

"As chances de um hacker invadir um site grande de compras são mínimas, quase zero", diz Vitor Seibert, programador e bacharel em Ciências da Computação. Além disso, segundo ele, os dados recebidos pelo site são criptografados (codificados) e não se encontram todos em um mesmo local, o que torna quase impossível o acesso para alguém que não esteja autorizado. 

Os hackers, piratas da internet, conhecem essas dificuldades e investem de outra forma: mais fácil é enganar o comprador do que a loja. Para isso, eles se utilizam de alguns truques que, com atenção, podem ser facilmente identificados. Falsos e-mails com ofertas de emprego mirabolantes e notificações de prêmios na loteria estão entre as estratégias mais comuns. Os dados que o usuário de internet eventualmente forneça por esses meios podem ser utilizados para operações de fraude. Por isso, a regra é jamais acreditar em contos de fada. 

Os sites sérios possuem mecanismos de investigação que visam diminuir as compras não autorizadas, feitas com cartões roubados ou clonados. O próprio Vitor relata uma experiência nesse sentido: "Uma vez, fiz uma compra para minha irmã no Submarino e mandei para o endereço dela, em Olinda. O site enviou um e-mail pedindo confirmação, pois o endereço não era o meu". As empresas de comércio online possuem equipes que ficam em constante contato com as operadoras de cartão de crédito, analisando e verificando dados dos compradores. O site Submarino também realiza um trabalho em conjunto com essas operadoras afim de identificar pontos de clonagem de cartões.

Para aqueles que ainda se sintam receosos em utilizar cartão de crédito na internet, os sites de comércio eletrônico oferecem opções de pagamento por boleto bancário e débito automático em conta. 

É primordial que os usuários de internet mantenham um bom antivírus sempre atualizado em seus computadores, bem como um firewall eficiente. Esses mecanismos evitam a instalação de vírus e programas de monitoramento (spywares) que deixam o computador vulnerável à invasão de hackers. 

Direitos do consumidor na internet

O Brasil, apesar de ainda não possuir uma legislação que trate adequadamente de transações via internet, tem um Código de Defesa do Consumidor bastante avançado. Culturalmente, no entanto, a maioria dos compradores ainda não está acostumada a reclamar seus direitos. 

O consumidor sempre deve exigir nota fiscal das compras feitas online. Ela é fundamental para uma eventual reclamação posterior. Buscar detalhes sobre as especificações do produto, dimensões e garantia também é importante. Muitas compras feitas no impulso acabam gerando transtornos no futuro. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador arrependido tem um prazo de até sete dias para cancelar a negociação. Isso deve ser formalizado por escrito e a loja tem a obrigação de devolver os eventuais valores pagos corrigidos monetariamente. 

Apesar disso, problemas com informações desencontradas causam dor de cabeça para algumas pessoas. A consumidora Fabia Magali Correa relata o caso ocorrido com sua compra pelo site das Lojas Americanas: "Comprei uma máquina digital e um cartão de memória (kit das Lojas Americanas) e fui informada pelo site de que teria dois anos de garantia. Porém, a garantia que consta na máquina (folheto) é de um ano". Segundo Fabia, os supostos dois anos de garantia foram fator decisivo em sua escolha. 

Depois de ligar para as Lojas Americanas, ela recebeu a informação de que a garantia era fornecida pelo fabricante do produto, sendo que o prazo que constava no site estava errado. Aparentemente, no entanto, a loja insiste no erro: o anúncio permanece inalterado, com dois anos de garantia. 

Consultado pela reportagem do Portal Sampa Online sobre esse caso, o Procon de São Paulo afirma que o anúncio caracteriza propaganda enganosa. O mais aconselhável, nessa situação, seria devolver a mercadoria, com ressarcimento de todas as despesas, ou solicitar um abatimento no valor da compra. Se não houver acordo, a Justiça também pode ser acionada. 

Aurora Margarete Ferreira relata outro problema ocorrido com uma compra no site das Lojas Americanas: "Adquiri um home-theater e, quando fui ligá-lo na tomada, constatei problemas de oscilação de energia. Houve um estouro e o aparelho soltou fumaça". Ela afirma que a loja recusou-se a trocar a mercadoria, alegando que o prazo de sete dias para reclamação já havia se expirado. Na assistência técnica, Aurora teve a notícia de que o conserto levaria mais de duas semanas. Procurando novamente a loja, ela apenas recebeu o telefone do distribuidor do produto.

Sites de anúncios e leilões

Uma outra categoria de comércio está se tornando cada vez mais comum na rede: os sites de anúncios e leilões. MercadoLivre e Arremate são os dois mais famosos, detentores de quase 100% das transações desse tipo. Nesses sites, qualquer pessoa pode anunciar seus produtos e disponibilizá-los para venda. O usuário se cadastra e, a partir de então, tem liberdade para comprar e vender. Simplificadamente, seria uma versão online dos famosos classificados de jornal. A empresa dona do site não se responsabiliza pela entrega do produto ou qualidade do mesmo: a transação ocorre diretamente entre comprador e vendedor. 

O cuidado deve ser redobrado em transações desse tipo: obter todos os dados da contraparte; deixar detalhes da negociação acordados antes de efetuar o pagamento e, se possível, utilizar formas de pagamento mediante entrega, como Sedex a cobrar.

Para os usuários do MercadoLivre, existe ainda a opção de intermediação financeira da negociação através do sistema conhecido como MercadoPago. Nele, o comprador faz o pagamento antecipadamente ao site, mas apenas o libera à contraparte após ter recebido e avaliado o produto. O MercadoPago ainda oferece diversas formas de pagamento, inclusive com parcelamento de compras no cartão de crédito. 

Prudência, sempre

Fazer compras online não é nenhum bicho de sete cabeças. A tendência do mercado em todo o mundo é se expandir cada vez mais, aumentando a variedade e a quantidade de produtos e serviços oferecidos, de forma que fica difícil fugir da tendência de virtualização do comércio. 

Os conselhos para uma compra online segura não são muito diferentes daqueles que já estão na ponta da língua de quem compra fora do espaço virtual: prudência e atenção. Se você nunca adquiriu nada através da rede, comece com uma mercadoria de baixo valor e busque todas as informações possíveis, dentro e fora do site da loja. Pesquise bastante, pois os preços, assim como no comércio real, variam bastante. Boas compras!

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