Zona Leste ganha mais uma opção de lazer, esportes e educação
Agosto 18, 2007

A Zona Leste ganhou, neste sábado (18), mais uma opção de lazer, esportes e educação. O Clube Escola Mooca, entregue pelo prefeito Gilberto Kassab, inicialmente oferecerá atividades esportivas e recreativas a cerca de três mil alunos que estudam em seis escolas municipais da região da Mooca e Tatuapé. São elas: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fábio Prado, Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Marcílio Dias e Emee (Escola Municipal de Educação Especial) Neusa Basseto, localizadas dentro da área do Clube Escola, e também as unidades: Emei José Aloysio, Emef Otelo Franco e Emef Jackson Figueiredo, estas duas últimas localizadas no Tatuapé.

O Clube Escola Mooca funciona em uma área de 196 mil metros quadrados na rua Taquari, 635, na Mooca, e conta com piscina semi-olímpica, campo de futebol, ginásio poliesportivo, quadras externas, salão de judô, espaço para ginástica olímpica, musculação, brinquedoteca e local para a prática de capoeira, numa ampla área arborizada. O clube é aberto à comunidade. Durante todo o dia, são oferecidas gratuitamente atividades culturais, esportivas e de lazer para público de todas as idades. A programação inclui danças de salão, jogos corporais, oficinas de leitura, circo e jogos esportivos, capoeira, judô, basquete, boxe, futebol de campo, futsal, várias modalidades de ginástica, handball, natação, tênis de campo, voleibol, tai chi chuan, alongamento e caminhada.

Walter Feldman, titular da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, ressaltou o "trabalho social maravilhoso" que Patrícia Medrado, doze vezes campeã brasileira de tênis, realiza no clube. Feldman disse que sua secretaria quer "que as práticas esportivas não sejam apenas de futebol", mas oferecer atividades que se adaptem às características de cada criança, jovem e adulto, tais como "FutVolley", esporte que Magrão, campeão mundial da modalidade, quer introduzir no Clube, ou "Beach Soccer", já que o clube é o único em São Paulo que possui uma quadra para a prática do esporte.

Feldam esclareceu que os Clubes Escola até agora instalados são um protótipo para chegar à formatação final para instalar Clubes Escola em toda a cidade, "e dar a complementação escolar que a criançada tanto precisa".

Alexandre Alves Schneider, titular da Secretaria Municipal de Educação, anunciou que o terceiro turno está sendo extinto na região, e as crianças terão uma hora adicional de aula às crianças "sem gastar um centavo, sem uma obra a mais". Schneider disse que as escolas da região do Guaianazes também terão uma hora a mais de aulas a partir do próximo ano.

O prefeito Gilberto Kassab anunciou que a meta da Prefeitura é construir mais de trezentos Clubes Escola, para atender às duas milhões e duzentas mil crianças que estudam na rede pública da cidade de São Paulo. Kassab disse querer que "os pais e as mães possam trabalhar sossegados, já que seus filhos estarão em uma atividade sadia: de manhã na escola, e à tarde no clube escola".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo