O Cinema na Alemanha: do nazismo ao pós-guerra
15 a 27 de janeiro de 2002
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Aberto de terça a domingo, das 12h às 18h30. Informações: (11) 3113-3651 ou 3113-3652
www.cultura-e.com.br
Rua Álvares Penteado, 112
Centro
01012-000 São Paulo - SP 
Estacionamento: de quinta a sábado, Jóquei Club, situado na Rua Boa Vista, nº 280.  R$ 7,00 até 4 horas de permanência.

O  Centro Cultural Banco do Brasil abre a sua programação de 2002 com uma retrospectiva de cinema alemão enfocando a cinematografia daquele país no período  compreendido  entre  o  3º  Reich  (1933-1945)  e  o  Pós-Guerra  (1946-1962).  Além de jogar luzes sobre uma produção em relação à qual os  historiadores de cinema são bastante econômicos, a mostra objetiva formar  um contraponto temático e estético entre os dois períodos.  Apoio Cultural: Instituto Goethe

Um  Passo  em  Falso  (Der  Schritt  vom Wege)
Alemanha, 1939, 101'. Dir.  Gustaf Gründgens. Com: Marianne Hoppe, Karl Ludwig Diehl, Paul Hartmann
Filme baseado no romance Effi Briest de Theodor Fontane. Effi Briest, uma jovem  de  dezessete  anos,  se  casa com o Barão von Instetten, um homem vinte  anos mais velho. Sentindo-se só e infeliz e, sem a certeza do amor de  seu marido, Effi se entrega a um amante, o major Crampas. Dias 15, 20 e 27.

Romance  em Tom Menor (Romanze in Moll)
Alemanha, 1943, 100'. Dir. Helmut  Käutner. Com: Marianne Hoppe, Paul Dahlke, Ferdinand Marian
Filme  baseado  na  novela de Guy de Maupassant. Um homem leva uma jóia a uma  loja  de penhores. Com o dinheiro, ele pretende salvar a vida de sua esposa,  que  se  acha  gravemente enferma. O filme conta a estória dessa jóia:  Madeleine  é casada com um homem bem mais velho, que trabalha como chefe  de  escritório  de  uma firma. Um jovem compositor se apaixona por Madeleine e, pensando nela, compõe a melodia do seu Romance em Tom Menor. Em  troca,  oferece-lhe um valioso colar de pérolas que ela, em casa, diz tratar-se  de  uma  imitação sem valor. Madeleine também se apaixona pelo músico e começa a viver uma vida dupla.  Dias 16 e 20.

Por  Baixo  das  Pontes (Unter  den  Brücken)
Alemanha, 1945, 100'. Dir.  Helmut  Käutner.  Com  Hannelore  Schroth,  Carl  Raddatz,  Gustav Knuth,  Hildegard Knef
Baseado em um romance de Leo de Laforgue. Hendrick e Willi são navegantes fluviais  mas,  ao  mesmo  tempo,  proprietários  e  tripulantes  de  sua embarcação. certa  noite,  vêem  numa ponte uma moça que, aparentemente, pensa  em  atirar-se ao rio. Eles decidem intervir e, assim, salvar-lhe a vida.  Apesar de Anna só ter pensado em desfazer-se de uma cédula que lhe trazia  más recordações, eles se tornam amigos e ela é convidada a viajar de barco até Berlim. Os dois homens se apaixonam por Anna. Dias 16 e 22.

Os  Assassinos  Estão  entre  Nós  (Die  Mörder  sind Unter Uns)
Alemanha Ocidental,  1946, 90'. Dir. Wolfgang Staudte. Com Ernst Wilhelm Borchert, Hildegard Knef, Arno Paulsen
Berlim  1945:  uma cidade em ruínas após a capitulação. Saída de um campo de concentração, Susanne Wallner regressa ao seu velho apartamento, agora ocupado pelo cirurgião Dr. Mertens, um homem atormentado. Na Polônia, ele testemunhara  uma execução em massa, que tentara impedir intervindo junto ao seu capitão. Ele é agora um homem psiquicamente perturbado, alcoólatra e  desempregado.  Susanne  e Mertens são forçados a dividir o apartamento arruinado. Dias  17, 22 e 26.

Céu  sem  Estrelas  (Himmel  ohne Sterne)
Alemanha Ocidental, 1955, 109'.
Dir. Helmut Käutner. Com Erik Schumann, Eva Kotthaus, Georg Thomalla.
Pouco  antes  do  fim  da  guerra,  Anna Kaminski se apaixona por Gerhard Friese  mas  este morre no fronte, antes de poderem se casar. Anna tem um filho  de  Gerhard  e  os  pais  a  forçam a dar a criança para a adoção. Terminada a guerra, a fronteira erguida entre as duas Alemanhas, a afasta ainda  mais  de  seu filho. Em 1952, quando a fronteira ainda não era tão vigiada,  Anna  atravessa  o  Saale  a  nado  para  ver seu filho e acaba conhecendo  Karl  Altmann,  um guarda da fronteira, por quem se apaixona. Dias 17 e 23.

Lissy  (Lissy)
Alemanha Oriental, 1956, 90'. Dir. Konrad Wolf. Com: Sonja Sutter, Horst Drinda, Hans-Peter Minetti
Baseada na novela A Tentação de F. C. Weiskopf, conta a estória de Lissy, uma  jovem que, apesar de casada com um homem que, aos poucos, sucumbe ao nazismo,  conserva  em  seu  coração  sentimentos  humanitários. Ela, que sempre  fora  uma pessoa desinteressada por assuntos políticos, engaja-se politicamente e se torna antifascista. Dias 18 e 23.

Estrelas  (Sterne)
Alemanha  Oriental,  1958, 92'. Dir. Konrad Wolf. Com Sascha Kruscharska, Jürgen Frohriep, Erik S. Klein
Numa  pequena  cidade  búlgara,  Walter, um suboficial alemão, conhece em 1943 uma judia deportada, a caminho de Auschwitz. Ele se apaixona por ela e  entra  em contato com a resistência búlgara para libertá-la, mas chega tarde demais: seu amigo alemão mentira sobre o dia em que os prisioneiros seriam levados para o campo de concentração.  Dias 18, 24 e 26.

O Ídolo do Pecado (Das Mädchen Rosemarie)
Alemanha Ocidental, 1958, 100'.
Dir. Rolf Thiele. Com Nadja Tiller, Gert Fröbe, Mario Adorf
A  história  se  baseia  num caso verídico. Em Frankfurt, no ano de 1957, Rosemarie  Nitribitt,  uma  famosa  garota  de  programa,  é vítima de um assassinato  jamais  esclarecido.  Dizia-se então que sua enorme lista de clientes incluía nomes de importantes industriais. O filme, que não tinha a  intenção  de  apresentar  uma  reconstrução  dos fatos, gerou inúmeros  protestos na década de 50. Dias 19, 24 e 27.

A Ponte (Die Brücke)
Alemanha Ocidental, 1959, 103'. Dir. Bernhard Wicki.  Com Volker Bohnet, Fritz Wepper, Michael Hinz
Baseado  no  romance  de  Manfred Gregor. Em abril de 1945, dias antes do final  da guerra, sete rapazes de uma pequena cidade alemã são convocados e  destacados  para vigiar uma ponte sob o comando do cabo Heilmann ? uma tarefa  aparentemente  pouco  arriscada.  Ao final, um único sobrevivente retorna à cidade. Dias 19, 25 e 27.

Despido  entre  Lobos (Nackt unter Wölfen)
Alemanha Oriental, 1962, 124'.  Dir.  Frank  Beyer.  Com  Erwin Geschonneck, Armin Mueller-Stahl, Krystyn Wojciki
Na  primavera  de  1945  espalha-se  entre  os  prisioneiros  do campo de concentração   de   Buchenwald   a  notícia  da  aproximação  das  tropas americanas.  Os  prisioneiros  políticos,  membros  do partido comunista, organizam  secretamente  um  movimento de resistência visando  preparar a própria libertação. Inesperadamente, porém, seus planos são ameaçados com a chegada de um prisioneiro polonês, vindo de Auschwitz, que traz consigo um menino escondido na mala. Dias 20 e 25.

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