Subprefeito de Cidade Ademar avalia ações em andamento na região
Outubro 31, 2007

O subprefeito da Cidade Ademar, Edilberto Ferreira Mendes, fez um balanço das ações executadas pela subprefeitura desde que assumiu o cargo. Popularmente conhecido como Beto Mendes, ele entrou na política por intermédio do ex-minsitro da Reforma Agrária, José Abrão, e foi prefeito de Paranapanema por duas vezes. Iniciou seu trabalho na prefeitura de São Paulo como assessor parlamentar em 2006, recebendo o convite para ser subprefeito no início deste ano.

Segundo ele, o principal desafio ao assumir o cargo era conhecer bem a região, e lidar com os contrastes sociais entre Paranapanema e Cidade Ademar, que conta com quase 200 favelas. "Lá o nível de exigência é maior que aqui. Você encontra com as pessoas no dia a dia, e elas entendem que você tem a obrigação de fazer, só não faz se não quiser. Aqui, se você não tem condição de atender, mas ouve a comunidade e explica, parece que ela recebe até melhor do que no interior. Mas aqui tem uma diferença: quando você diz o sim, você tem que ter 100% de certeza de que vai cumprir com aquilo. As pessoas estão cansadas dos problemas, pelo crescimento sem planejamento da região".

Ele destacou as obras que estão em andamento e que devem beneficiar a população. "Quando assumi Cidade Ademar, tínhamos quase 200 ruas sem pavimentação. Nossa meta é de asfaltar, até o ano que vem, um terço delas pelo menos. Além disso, já temos 'ok' do prefeito Kassab para implantação do Poupa Tempo Jardim Miriam, onde era o sacolão. Queremos transformar também a praça Lígia Salgado em um Centro Cultural, na Avenida Cupecê".

"Outra grande ação é a implantação do Projeto Sete Campos, que serão campos de futebol, quadras, piscinas aquecidas, e cursos profissionalizantes dentro da favela Pantanal. O programa Ação Família [que atende famílias com alto índice de vulnerabilidade social] vai chegar para a região com 2100 vagas de cara. E já estão em processo licitatório 5 novos núcleos sócio-educativos", complementa o subprefeito.

O combate ao desrespeito em relação às áreas de mananciais e a preservação das águas também têm recebido especial atenção da subprefeitura. "Desfizemos, desde 16 de abril, 108 casas que eram ilegais. E esta semana estamos preparando o desmonte de mais 79. E continuamos fiscalizando. Entregamos 143 autos de intimação, 47 autos de infração, 212 intimações, destruímos demarcações. Além disso, um projeto desenvolvido pela Sabesp, irá ligar 15 mil residências que ainda não têm esgoto, e cai 'in natura' nos córregos. Estudamos também a possibilidade de implantar um programa habitacional, porque daí você absorve essas famílias e tirara essas casas, recuperando a mata ciliar da região", finaliza ele.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo