Programa Comunidade Protegida, da CET, pretende disciplinar tráfego para proteger pedestres e casas de bairros residenciais
Junho 15, 2007
Desde o ano passado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) se uniu às
associações de moradores e às subprefeituras para colocar em prática o Programa
Comunidade Protegida. O programa cria mecanismos para disciplinar e inibir o
tráfego de veículos de passagem em áreas predominantemente residenciais,
próximas das vias do Sistema Viário Estratégico.
O objetivo da iniciativa é preservar as áreas residenciais e proteger os
pedestres, evitando prejuízos no pavimento dessas regiões e rachaduras nas
casas, que não possuem estrutura para receber o fluxo pesado de veículos. A CET
identificou 36 áreas com potencial para implementar o programa, das quais onze
estão em fase de desenvolvimento do projeto e três em fase final para início da
execução.
"A idéia é induzir os motoristas a dirigir com velocidade reduzida nessas áreas
e com maior respeito à comunidade e ao meio ambiente, utilizando um conjunto de
medidas de sinalização, como rotatórias com floreiras, pavimentos diferenciados,
ampliação de áreas verdes e calçadas mais largas", destaca a arquiteta Rosemeiry
Leite, gestora de tráfego da CET.
O Comunidade Protegida é uma versão do traffic calming, disseminado em países
europeus, onde são implementadas ações para conter a invasão de carros em
bairros residenciais e promover a convivência dos moradores.
As propostas têm de ser levadas à CET, por meio das associações de bairros, e
precisam ter a aprovação de 70% dos moradores. A Companhia discute e elabora o
projeto juntamente com a comunidade, que fica responsável pela arrecadação dos
recursos para realização dos serviços, por meio de doações. Nos bairros
carentes, a iniciativa é da CET, que propõe melhorias, como as que estão em
estudo em São Mateus, Vila Carmosina e Cidade Tiradentes. Nesses casos, a
intenção da Companhia é implementar os projetos utilizando verba federal,
provenientes do Programa Nacional de Mobilidade Urbana (Promob), que tem como
objetivo disponibilizar recursos para obras de pavimentação viária e
infra-estrutura para o transporte coletivo.
Benefícios foram observados em projeto piloto
Os resultados esperados com a adoção do Programa Comunidade Protegida podem ser
observados no projeto piloto, implementado em dezembro, na rua Pedralva, no Alto
de Pinheiros. Na parceria firmada entre a CET e a Subprefeitura de Pinheiros
foram criados alargamentos nas calçadas, uma rotatória com floreira na entrada
da rua e piso diferenciado para chamar a atenção dos motoristas que acessam a
área residencial.
Pesquisa promovida pela CET no bairro apontou que os moradores consideram que o
projeto proporcionou conforto na circulação, redução na velocidade dos carros e
redução do estacionamento nas vias. O programa deve ser expandido para outras
áreas residenciais do Alto de Pinheiros. Propostas encaminhadas pelas
associações de moradores da região integram uma lista de bairros em estudo na
CET.
Projetos de iniciativa da CET
São Mateus
Vila Carmosina
Cidade Tiradentes
Áreas em fase final de projeto
Vila Paulista
Alto de Pinheiros 1
City Boaçava
Bairros em fase de desenvolvimento de projeto
Jardim Petrópolis / Alto da Boa Vista
Jardim Marajoara
Alto de Pinheiros 2
Balneário São Francisco
Jardim Morumbi
Brooklin Velho
Vila Alexandria
Jardim Aeroporto/Parque Jabaquara
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