CET Desenvolve Câmeras Fotográficas para Infrações de Caminhões e Ônibus
Dezembro 22, 2000

A Companhia de Engenharia e Tráfego - CET acaba de desenvolver equipamentos dotados de câmeras fotográficas, com objetivo de fiscalizar a circulação de caminhões e/ou ônibus em vias de áreas restritas , como é o caso do quadrilátero da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC).  Essa iniciativa faz parte do programa de desenvolvimento de equipamentos de fiscalização a baixo custo, conforme ocorreu com o CAETANO (semáforos vermelhos) e REIFEX (faixa exclusiva).
O registrador fotográfico de infrações de caminhões e/ou ônibus (REFICO) permitirá a redução dos índices dessas infrações, pois o motorista será continuamente fiscalizado.  Como conseqüência haverá um aumento da velocidade média nas vias fiscalizadas, principalmente durante o horário comercial.  O registro será efetuado de forma automática, sem a necessidade da presença de agentes.

O equipamento

O equipamento baseia-se na detecção dos veículos através de sensores infravermelhos, estrategicamente posicionados.  Com a instalação de dois sensores a altura adequada, consegue-se efetuar a distinção entre caminhões, ônibus e demais veículos.
Antes do início da fiscalização automática e conseqüente emissão das autuações a CET está realizando testes experimentais na rua Pamplona posteriormente, outros locais pertencentes a ZMRC também serão beneficiados.
O quadrilátero da Zona Máxima de Restrição de Circulação, formado pelas avenidas Brigadeiro Luís Antônio, Brigadeiro Faria Lima, rua Cardeal Arcoverde e avenida Paulista, foi escolhido por ser uma região com alto índice de desrespeito por parte dos motoristas de caminhões.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo